Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FOXCONN TROCA 60 MIL FUNCIONÁRIOS POR ROBÔS

27/05/2016

Pelo menos 35 empresas taiwanesas que atuam na China, notadamente no setor de tecnologia, estão ativamente substituindo empregados por robôs, conforma indica uma reportagem do South China Morning Post, de Hong Kong. O maior destaque é para a Foxconn, a gigante chinesa que fabrica as traquitanas eletrônicas para parceiros como Apple e Samsung: a empresa já trocou 60 mil funcionários por máquinas. 

A empresa, maior fabricante de componentes eletrônicos e computadores do planeta, e que tem mais de 1 milhão de empregados, sustenta que as mudanças buscam substituir trabalhos repetitivos e que no longo prazo não implicam na perda de postos de trabalho.  

“Estamos aplicando engenharia robótica e outras tecnologias inovadoras de manufatura para substituir tarefas repetitivas anteriormente realizadas por empregados, e com treinamento também permitindo aos empregados focar em elementos de maior valor agregado no processo de manufatura, como pesquisa e desenvolvimento, controle de processos e de qualidade”, informou a empresa à britânica BBC. 

Mas segundo o jornal chinês, esse rumo está sendo adotado por várias empresas de tecnologia instaladas no país, particularmente no hub tecnológico da cidade de Kunshan. Nessas contas, 35 empresas investiram 4 bilhões de yuans desde 2014 (algo próximo de R$ 2,1 bilhões) em inteligência artificial – conforme indica o governo local. 

“Mais empresas farão o mesmo”, disse o chefe do departamento de publicidade de Kunshan, Xu Yulian. Apenas na cidade (de 2,5 milhões de habitantes, mais da metade deles migrantes), outras 600 grandes empresas indicam seguir o mesmo caminho. 

 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar