Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ENGENHEIROS QUEBRAM RECORDE EM TRANSMISSÃO DE DADOS SEM FIO: 6 GBPS POR 37 KM

24/05/2016

1463987330658_pm-16-05-weltrekordaccess2
 
 

Transmitir dados sem fio a longas distâncias e em altas velocidades é um desafio considerável, que pouco a pouco vem sendo superado. Engenheiros alemães quebraram o recorde de transmissão sem fio através de sinais de rádio terrestre.

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Fraunhofer e da Universidade de Stuttgart atingiu dez vezes a velocidade do recordista anterior. Foram 6 gigabits (750 MB) por segundo a uma distância de 37 km.

Para conseguir essa façanha, eles transmitiram dados nas frequências de rádio entre 71 GHz e 76 GHz, normalmente usadas para transmissão terrestre e por satélite.

Isso requer uma impressionante relação sinal-ruído, para evitar ter de desperdiçar largura de banda com correção de erros. Por isso, a equipe criou um sistema de transmissores e receptores ultra-eficientes.

Os transmissores são feitos de gálio-nitreto, fornecendo um sinal de alta potência que é transmitido a partir de uma antena parabólica focalizada.

1463987330658_pm-16-05-weltrekordaccess3
Torre no centro de Colônia mirando em um prédio em outra cidade para a transmissão

A equipe transmitiu os sinais entre uma torre de 45 andares na cidade de Colônia e o Radar de Observação Espacial em Wachtberg, a 37 km de distância. No receptor, os pesquisadores usaram amplificadores especiais de baixo ruído feitos com transistores de índio-gálio-arsenieto, cuja sensibilidade lhes permite detectar sinais extremamente fracos.

A velocidade resultante de 6 gigabits por segundo tem aplicações bastante óbvias. Segundo os pesquisadores, um único feixe de transmissão poderia fornecer até 250 conexões de internet rodando a 24 Mbps para locais onde hoje é impossível ter banda larga fixa. Eles dizem que isto poderia até mesmo ser um “substituto de baixo custo para a implantação de fibra óptica”.

Os pesquisadores do Instituto Fraunhofer são obcecados por atingir velocidades wireless cada vez maiores. Em 2013, eles se aliaram ao Instituto de Tecnologia de Karlsruhe para chegar a 40 Gbps em uma distância de 1 km. Então, no mesmo ano, eles atingiram um recorde de 100 Gbps entre dois pontos separados por 20 m.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar