De
acordo com a edição 2016 do estudo Harvey Nash/KPMG CIO Survey, uma em
cada cinco empresas já emprega um CDO (Chief Digital Officer), quase o
triplo do percentual registrado na edição de 2014. E esses CDOs são duas
vezes mais propensos a se reportar ao CEO (46%) do que para o CIO
(21%). E não por acaso, análise de dados é a habilidade com maior
demanda pelo segundo ano consecutivo (39%).
Mas a exigência de
conhecimentos digitais foi a variável que registrou maios aumento na
variação anual, apontada por 21% dos CIOs ouvidos (aumento de 17% em
relação ao estudo de 2014). O que as empresas mais desejam são
conhecimento em estratégias digital e em tecnologias inovadoras.
A pesquisa ouviu 3.352 CIOs e líderes de tecnologia, entre 12 de
dezembro de 2015 e 10 de Abril de 2016, em 82 países. Os resultados
revelam que os CIOs que respondem diretamente ao CEO também são os mais
satisfeitos (87%).
Mas suas prioridades continuam a mudar.
Tarefas tradicionais não são mais prioridade absoluta. Uma delas que
caiu foi o aumento da eficiência operacional, que apresentou queda de
16% nas respostas. E conseguir um desempenho de TI estável caiu 27%.
Em compensação, dois terços (63%) precisam gerar renda. São cobrados
por focar em projetos de TI que gerem lucro. Segundo ainda o relatório,
os entrevistados relatam que CMOs, CIOs e novos CDOs estão colaborando
de forma mais eficaz. O CIO criativo agora pode sair das sombras e
liderar as mudanças.
Quase um terço (28%) dos CIOs tiveram de responder a uma grande
ameaça de segurança ou a um ataque de cibersegurança nos últimos dois
anos. Apenas um quinto (22%) dos CIOs se sente confiante na capacidade
de sua organização para identificar e responder aos ciberataques, em
comparação com cerca de um terço em 2014.
A pesquisa mostra ainda que quase metade dos CIOs (49%) reportam
vazamentos de dados e riscos de privacidade como os maiores desafios com
a adoção crescente do modelo de Cloud Computing. O estudo mostra ainda
que metade dos CIOs (50%) vai aumentar o investimento em terceirização
este ano, como forma de adquirir habilidades e flexibilidade para a área
de TI.