Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

10 NOVIDADES DO ANDROID N QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

19/05/2016

Hoje o Google falou sobre o Android N, a próxima versão de seu sistema operacional para dispositivos móveis. Segundo a empresa, ele deve ser lançado no terceiro trimestre de 2016, mas já está disponível em versão beta, além de prévias para desenvolvedores.

Como todas as novas versões do Android, o N traz uma série de atualizações com relação à versão anterior do sistema - o Android Marshmallow - além de algumas novidades que buscam adaptar o sistema às formas como ele vem sendo usado por cerca de 1,4 bilhão de pessoas. Durante seu evento hoje, o Google falou sobre as principais mudanças que a próxima versão trará. Confira:

Performance até 600% melhor

O Android N traz uma novidade sobre a qual os googlers falaram muito no evento de hoje: o compilador JIT. Embora trate-se de uma mudança técnica bastante profunda, o efeito dela para o usuário é que o desempenho do novo Android será até 600% mais rápido em algumas tarefas que o do Marshmallow. O JIT também reduz o tempo necessário para instalar novos aplicativos, diminui o tamanho que os aplicativos ocupam quando instalados e melhora o uso da bateria pelos apps.

Melhores gráficos

Uma área em que o Android N promete melhorias consideráveis é nos gráficos de jogos e aplicativos que dependem fortemente do hardware. Isso porque ela trará suporte à API Vulkan. A Vulkan é a sucessora da OpenGL, uma plataforma de programação gráfica de código aberto, e permite que os desenvolvedores aproveitem ao máximo as capacidades gráficas dos dispositivos. A linguagem usada para dispositivos móveis será a mesma usada para programar em desktops, então será mais fácil para desenvolvedores levarem seus jogos para smartphones e tablets.

Multi-tarefas

Embora alguns smartphones Android já tenham capacidade de dividir a tela entre 2 aplicativos, a próxima versão do Android trará nativamente esse recurso. Quando o usuário abre um aplicativo e segura o botão "aplicativos recentes" (o quadradionho do lado direito), o sistema permite que ele escolha outro aplicativo para ocupar outra metade da tela. Isso permite que você, por exemplo, assista a um vídeo do Youtube e faça anotações sobre ele ao mesmo tempo.

Atualizações de sistema automáticas

Quando você atualizar seu dispositivo Android para o Android N, essa será a última vez que você precisará esperar pelo processo de atualização. Na nova versão, o Android terá duas imagens de sistema: uma utilizada pelo usuário, outra de reserva. Quando uma atualização de sistema é disponibilizada, o dispositivo faz automaticamente o download dela, aplica-a na imagem de sistema reserva e troca para a imagem reserva quando o aparelho é reiniciado. Além disso, graças ao compilador JIT, o sistema não precisa passar pelo processo de otimizar cada aplicativo individualmente.

Emojis

Os rumores de que o Google estava pensando em mudar seus emojis eram reais. Segundo a empresa, o Android N será o primeiro sistema a suportar o padrão Unicode 9. Além de atualizar os emojis e trazer mais variações de tons de pele, o novo padrão ainda inclui 72 novos emojis. Dentre eles estão animais como um tubarão, comidas como baguete francesa, gestos como o Facepalm e emojis representando mulheres realizando diversos trabalhos, para melhorar a representatividade das imagens. 

Notificações melhores

Além de informar sobre atividade recente de aplicativos, as notificações terão outras funções no Android N. No caso de mensagens instantâneas recebidas de aplicativos como o WhatsApp, Messenger, Telegram e Hangouts, será possível enviar respostas diretamente da notificação, sem precisar abrir o aplicativo. Além disso, ao pressionar e segurar sobre uma notificação, o usuário terá acesso às configurações de prioridade de notificação daquele aplicativo. Ou seja: se você vir uma notificação de um app do qual não gosta, basta pressionar sobre ela e escolher "nunca mais ver notificações desse aplicativo".

Melhorias na tela de "aplicativos recentes"

O Gerenciador de aplicativos ficará melhor na nova versão do Android. Entre as novas funções que ele ganha no Android N estão um recurso de troca rápida entre dois aplicativos: ao dar um toque duplo no botão de "aplicativos recentes" (o quadrado à direita), o sistema alterna entre o aplicativo aberto e o penúltimo aplicativo usado. O recurso funciona de maneira semelhante ao Alt+Tab do Windows. Além disso, a pedido dos usuário, a tela de aplicativos recentes ganhará um botão "fechar todos"

Realidade virtual

A realidade virtual é uma tecnologia cada vez mais presente e próxima, além de ser um mercado bastante promissor. O Google pretende equipar seu sistema operacional para ela oferecendo um "Modo Realidade Virtual", que melhora a performance, diminui a latência e otimiza as notificações do smartphone para ser usado dessa maneira. A empresa também anunciou hoje o Daydream, uma plataforma de experiências de realidade virtual na qual aplicativos especializados para essa tecnologia serão facilmente acessíveis.

Mais segurança

Embora o Google já ofereça uma série de recursos de segurança tanto nativamente quanto no Chrome e na Play Store, o sistema operacional da empresa se tornará ainda mais resistente em sua próxima versão. Dentre as melhorias que serão implementadas, a principal delas é encriptação em nível de arquivo (file-level encryption). Segundo a empresa, esse tipo de criptoografia dá mais segurança aos dados dos usuários e permite melhorias de performance para o sistema.

Você escolhe o nome

Por enquanto, o "N" de Android N ainda é apenas uma sigla incerta. Isso porque pela primeira vez o Google permitirá que os usuários escolha o nome da próxima versão do Android. É possível ir até o site www.android.com/n e votar em um nome de doce que comece com a letra N. Enquanto brasileiros, devemos encarar isso como uma oportunidade para fazer com que a próxima versão do sistema operacional mais popular do mundo se chame "Android Negresco" ou "Android Nescau". A empresa informou, no entanto, que se reservará o direito de escolher o nome vencedor.

 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar