Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

O QUE ESPERAR DO GOOGLE I/O 2016: REALIDADE VIRTUAL, FUSÃO ANDROID+CHROME OS E MAIS

17/05/2016

Chegou a época do ano de descobrir os projetos que o Google vem preparando. A conferência I/O 2016 começa nesta quarta-feira, em 18 de maio, e será a primeira da empresa sob a égide da Alphabet.

Desta vez, o Android provavelmente não será o foco principal – pelo menos, não o Android em seu smartphone. Eis o que isso significa.

Sim, o Android estará lá

Rumores dizem que a equipe do Android está fazendo algo “completamente diferente” quando se trata do Google I/O. A empresa continuará a mencionar seu software mais popular, mas ao contrário de anos anteriores, ela já nos mostrou como será o Android N, inclusive liberando-o para testes.

Ainda assim, esperamos por algumas novidades. A prévia para desenvolvedores foi lançada em março, e então atualizada em abril com novos emoticons e a nova API Vulcan para jogos. Devemos receber mais uma prévia ainda este mês: o Google planeja mais três atualizações para o Android N antes da versão estável em setembro.

Temos também os produtos não-smartphone do Android, incluindo a Android TV e o Android Wear, que certamente poderiam usar um pouco de atenção. A Android TV é um software melhor do que a Google TV original, mas é basicamente o mesmo que você pode obter em qualquer set-top box. Enquanto isso, o chefão do Google para o Android Wear tem planos grandiosos para a plataforma no futuro distante – por enquanto, ela ainda é muito limitada.

google io2016 previa (1)

Planos do Google para realidade virtual além do Cardboard

O Google Cardboard foi lançado no evento I/O de 2014 e ajudou a levar realidade virtual acessível para milhões de pessoas – no ano passado, o New York Times enviou o headset de papelão para 1,3 milhão de assinantes, e vai distribuí-lo para mais clientes esta semana.

Mas, agora que headsets de alta qualidade – como o Oculus Rift e HTC Vive – estão nas mãos de clientes, o Google pode estar se preparando para algo muito maior. Clay Bavor, cérebro por trás dos esforços do Google em VR, vem dizendo publicamente que as ambições de realidade virtual da empresa não param no Cardboard.

Há mais de um ano, rumores do Wall Street Journal mencionavam um sistema operacional “Android para VR”, que acabou não dando as caras durante o I/O do ano passado. Mas, desta vez, o Google tem vários eventos sobre VR planejados para o I/O, incluindo um chamado “VR no Google” com a descrição “o que nós criamos, o que aprendemos, e para onde estamos indo”. E segundo o Android Police, há um espaço reservado para o Android VR no console de desenvolvedor da Play Store.

Este ano também trouxe rumores de hardware, bem como dicas e sugestões oferecidas por ninguém menos que o próprio Bavor. Eis o que ele disse à Wired em abril:

Este é o Google: eles não fazem as coisas em pequena escala. Tudo o que Bavor diz é que o Cardboard não é nem de longe o último projeto de realidade virtual que você verá saindo do Google. Então ele se inclina, conspiratório, e sussurra novamente. “Eu realmente gostaria que uma realidade virtual fotorrealista existisse.”

Peter Rojas, um dos criadores do Gizmodo e Engadget, disse na semana passada que o Android VR será melhor que o Gear VR, mas não tão poderoso quanto o Oculus Rift ou o HTC Vive, o que significa que não será ligado a um PC separado para um desempenho melhor. Em vez disso, ele será um headset independente.

Google Pixel C - review (1)

Chrome OS e Android, enfim juntos

Um dos rumores mais interessantes e mais longevos sobre o Google pode finalmente se concretizar: Chrome OS e Android vão se fundir. O sinal mais claro disso apareceu em abril: usuários notaram uma caixa de diálogo dizendo que a Play Store estaria disponível no Chrome OS.

Isso pode abrir caminho para apps que funcionam em diversos dispositivos – smartphone, tablet e Chromebooks – semelhante ao que vemos na plataforma de apps universais do Windows 10. Isso melhoraria a situação para tablets Android – tal como o Pixel C – que precisam de um sistema melhorado para funcionarem como dispositivos de produtividade.

google io2016 previa (3)

Novo hardware

O Project Tango, tecnologia de realidade aumentada do Google, finalmente encontrou um lar com a Lenovo. A empresa vai anunciar o primeiro smartphone com Project Tango em junho, mas esperamos ver atualizações sobre a tecnologia no I/O. A Bloomberg sugere que o Google pode revelar seu plano de usar a tecnologia do Tango para mapear o interior de ambientes; e também ser usado para realidade virtual.

E, segundo o Recode, o Google também prepara um dispositivo semelhante ao Amazon Echo. Conhecido internamente como “Chirp”, ele teria o formato do roteador OnHub e ouviria tudo o que as pessoas falam ao redor para responder a comandos de voz.

Além disso, esperamos por novidades sobre o Project Ara, que promete um smartphone modular e foi adiado várias vezes. Recentemente, o Google realinhou seus esforços de hardware, colocando Rick Osterloh – ex-presidente da Motorola – no comando.

google io2016 previa (2)

YouTube aposta em streaming de TV ao vivo

O YouTube gosta de anunciar seus produtos separadamente do Google, como a empresa fez com o YouTube Red e o YouTube Music. Mas relatos no início deste mês dizem que a empresa está planejando um serviço de TV ao vivo chamado “Unplugged“, programado para estrear em 2017.

Se for verdade, o YouTube pode considerar o lançamento dos planos no I/O, em resposta à notícia de que o Hulu também está planejando um serviço de TV ao vivo que provavelmente irá incluir Disney Channel, ESPN e Fox News.

Carros autônomos podem estar prontos para o centro das atenções

O Google já anunciou algumas boas notícias antes do I/O sobre carros autônomos, como uma parceria com a Chrysler e uma coalizão para defender veículos sem motoristas.

Astro Teller, chefe do laboratório Google X, disse em entrevista à NBC que o projeto está “perto de se formar do X“. Talvez isso signifique que veremos mais detalhes sobre os projetos de carros autônomos do Google/Alphabet.

E muito mais

O Google está envolvido em tantos projetos diferentes, e em estágios tão variados, que é difícil prever com 100% de certeza quais serão anunciados em Mountain View. Saberemos ao certo nesta quarta-feira, 18 de maio, a partir das 14h (horário de Brasília). O evento será transmitido ao vivo em events.google.com/io2016.

 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar