O Google revelou no final da tarde de segunda-feira um novo
aplicativo de mensagens e compartilhamento de conteúdo que vai combinar o
poder de seus diversos serviços.
Batizado de Spaces,
a ideia é criar ambientes digitais, salas isoladas de conversação, onde
o usuário e seus convidados possam se reunir e debater tópicos do mesmo
interesse.
O aplicativo foi desenvolvido para permitir a criação de pequenos
grupos e acabará se tornando um competidor direto para os grupos de
WhatsApp ou do Facebook Messenger. É uma nova tentativa do Google de
capturar o momento das redes sociais, depois das investidas frustradas
do Google Wave, Google+ e o novo Google+, de quem o Spaces acaba pegando emprestadas algumas funcionalidades.
Ao contrário de seus competidores, o Google Spaces se integra com
diversos serviços do próprio ecossistema Google, como a busca, o
YouTube, o Google Fotos e o conteúdo do Chrome, que podem ser
pesquisados e compartilhados dentro do aplicativo, sem que o usuário
precise sair de sua interface. Uma estratégia similar de tornar sua
busca mais onipresente porém menos isolada foi adotada com o recém-lançado Gboard, o teclado para iOS.
Praticidade parece ser o lema do Google Spaces. Com um toque se cria
um novo “espaço”, ou grupo. Participantes podem ser convidados por
email, mensagem ou recado em redes sociais. Uma vez dentro do espaço,
existe uma área na parte inferior da interface que permite com apenas um
toque que sejam publicados links, imagens e outros conteúdos
pesquisados. O que está sendo discutido no espaço entre os outros
participantes é facilmente visualizado em outra área da tela.
O novo aplicativo será colocado à prova pelo próprio Google durante
sua conferência para desenvolvedores nesta quarta-feira, a Google I/O.
Durante o evento, cada sessão terá seu próprio “espaço” criado dentro do
sistema para que sejam debatidos os tópicos abordados na conferência
entre o público e seus participantes.