O Instagram finalmente mudou sua identidade visual, que, convenhamos,
estava bastante defasada. O aplicativo ganhou tons em preto e branco
que destacam mais as cores das fotografias, e foi uma mudança bem-vinda.
No entanto, a empresa também mudou o logo do seu aplicativo, que fica
em destaque na tela inicial de seus usuários, e essa alteração já não
foi tão unânime assim.
Em um post no Medium, Ian Spalter,
que é o chefe de design do Instagram, explicou como chegaram à
conclusão de que o ícone escolhido foi a solução mais adequada para
modernizar o aplicativo, cujo esqueumorfismo já era considerado uma
linguagem de design ultrapassada.
Para isso, a equipe tentou não se render apenas à tentação de achatar
as coisas, e pensou em como adaptar uma marca que era reconhecível para
milhões de pessoas em algo similar, mas diferente. Assim, foi
necessário pensar em aspectos que eram mais marcantes do logo antigo
para incluir no novo.
“Sabíamos que as pessoas amavam o arco-íris e que a lente da câmera
era um elemento visual chave. Como parte do processo, pedimos para
pessoas da empresa para desenharem o ícone do Instagram em cinco
segundos apenas na memória. Praticamente todos desenharam o arco-íris, a
lente e o visor”, explica Spalter. Assim, não foi tão difícil definir
as cores do novo ícone, e foi fácil saber quais pontos do design antigo
deveriam ser mantidos.
Isso não significa que o trabalho é simples, como qualquer designer
poderá concordar. Apesar de os itens-chave já serem conhecidos, ainda
restava definir como representá-los. O vídeo divulgado pelo Instagram
mostra os vários rascunhos que acabaram não vingando no processo de
criação da nova identidade. Alguns são interessantes; outros são sem
graça, e vários são simplesmente feios.
O interessante é que o vídeo mostra apenas uma pequena amostra dos
ícones projetados pela equipe de design. Segundo Spalter, foram
considerados centenas de possibilidades pelos designers da empresa.
Agora resta saber se essa foi, de fato, a melhor escolha.
Fonte: Olhar Digital