Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

STREAMING ANALYTICS É A FERRAMENTA DA VEZ NO BIG DATA

11/05/2016

Enquanto boa parte das empresas ainda avalia como mergulhar nas piscinas de dados, o mundo empresarial do Big Data já avançou para o passo seguinte: a análise dos dados, mesmo da imensidão deles propiciada pela vida digital, pode dar respostas em tempo real. 

Esse é um mercado específico que cresceu nos últimos três anos e conta com uma dezena de ferramentas de excelência. A ideia é oferecer aos clientes o que é chamado de ‘streaming analytics’, ou ainda ‘contexto em tempo real’ para os serviços. 

“Por toda a parte estão sendo instalados milhares e milhares de dispositivos, que geram uma quantidade enorme de dados. Temos Big Data, e temos a internet das coisas. No nosso entendimento, o melhor uso dos dados é analisá-los agora, não armazená-los para avaliar amanhã”, resume o vice-presidente de Software AG, Guido Falkenberg. 

A empresa alemã disputa o mercado com IBM e SAP, de acordo com sucessivos relatórios da americana Forrester Research. Segundo a consultoria, o número de empresas abraçando o Big Data explodiu desde 2011, mas particularmente entre 2012 e 2015 a tendência mais notável é a adoção da ‘streaming analytics’.

Falkenberg, que esteve no Brasil em seu giro pelos clientes globais da Software AG, diz que a ideia é garantir ferramentas que permitam às empresas usarem esses avanços até para se definirem no que ele chama de desafio digital, ou como mesmo empresas centenárias precisam se adaptar à modernidade tecnológica para continuarem existindo. 

“A gente fala muito de digitalização, de novas tecnologias, de smartphones, tablets, carros conectados, mas a grande mudança é na expectativa das pessoas, inclusive sob como fazer as transações hoje. Quem não tratar dessa nova expectativa vai ver os clientes indo para outro lugar. Se fizerem a mesma TI que fazem há 20 anos, estão em risco”, completa o ‘evangelista’ da empresa alemã. 

 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar