A Nvidia apresentou um upgrade da sua API de realidade virtual, a VR Works, que vai trazer novas ferramentas que prometem deixar a realidade virtual mais imersiva.
Com a tecnologia Pascal, presente em placas como as recém-lançadas GTX 1080 e GTX 1070,
o VR Works terá melhorias hápticas no PhysX, o que renderá um retorno
do ambiente mais rápido, e um novo sistema de som acústico modelado que
simula a equalização de ambientes.
De uma forma resumida, o upgrade fará com que o som, o tato e a visão
trabalhem juntos e de uma forma mais próxima e responsiva. No evento de
apresentação, que também trouxe outras novidades, a empresa demonstrou algumas das tecnologias.
A Nvidia mostrou o primeiro projeto desenvolvido com o novo VR Works chamado "Funhouse".
O vídeo acima demonstra a física dos objetos, que muda de acordo com as
interações do jogador. Além disso, o vídeo também mostra o Nvidia Flex,
melhoria que promete entregar partículas mais realísticas e
interativas.
A empresa também demonstrou o sistema de som simulado que pretende
tornar a realidade virtual mais imersiva. O CEO da Nvidia Jen-Hsun Huang
explicou que o objetivo do VR Audio é fazer o jogador
sentir o ambiente através dos ouvidos. "Quando você anda em um corredor,
o som parece com o de um corredor. Quando você caminha num estádio, o
som parece o de um estádio".
A Nvidia disse que vai liberar a demo "VR Funhouse" para download na
Steam em breve. Com a chegada das GPUs Pascal no mercado, possivelmente
teremos mais jogos em realidade virtual utilizando a tecnologia VR
Works.
Fonte: Adrenaline