Apenas
21% dos órgãos públicos federais e estaduais e 4% das prefeituras
brasileiras ofereceram aplicativos para dispositivos móveis, revela a
segunda edição da pesquisa TIC Governo Eletrônico, apresentada nesta
quinta, 28/4, pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br).
A pesquisa
indica que o website é o aplicativo mais comumente adotado – 91% dos
órgãos de governo conta com página na internet, percentual que chega a
99% no Judiciário e 100% no Legislativo. Analisadas as prefeituras,
porém, verifica-se diferenças regionais.
Como destaca a pesquisa, “a proporção de
prefeituras que possuem website é praticamente universalizada nas
regiões Sul (99%), Centro-Oeste (98%) e Sudeste (92%), enquanto a
proporção é menor na região Norte (78%) e Nordeste (76%)”.
No entanto, a adaptação mesmo dos sites para
dispositivos móveis é ainda pequena. “Metade dos órgãos públicos
federais e 42% dos estaduais disponibilizaram websites adaptados para
dispositivos móveis”, aponta a pesquisa.
Os resultados indicam que o uso das tecnologias
móveis para a oferta de serviços e informações à sociedade ainda é um
desafio para o setor público, tendo em vista que quase metade dos
brasileiros usavam a Internet pelo celular em 2014 de acordo com dados
do CGI.br.
“No Brasil, 81,5 milhões de pessoas utilizam a
Internet pelo celular e 84% delas acessam a rede diariamente por estes
dispositivos. Apesar disso, as organizações públicas no País ainda não
oferecem muitos recursos para dispositivos móveis. A ampliação desse
tipo de iniciativa pode facilitar o acesso a informações e serviços
públicos pelos cidadãos”, diz o gerente do Centro de Estudos para o
Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Alexandre
Barbosa.
Redes sociais
Segundo o estudo, as prefeituras declararam que
atualizam ou postam frequentemente nas redes sociais nas quais possuem
perfil ou conta própria – 84% postam todos os dias ou pelo menos uma vez
por semana. Entre as atividades identificadas na pesquisa estão: postar
notícias sobre a prefeitura (95%), divulgar serviços ou campanhas
(90%), e responder a dúvidas e comentários dos cidadãos (77%).
Quanto à atualização de seus perfis ou contas, 86%
dos órgãos públicos federais e estaduais postam em suas redes todos os
dias ou pelo menos uma vez por semana. Sobre as principais atividades
que desempenham nas redes sociais estão postar notícias sobre os órgãos
públicos federais e estaduais (93%), divulgar serviços ou campanhas
(90%), e responder a dúvidas e comentários dos cidadãos (82%).
Fonte: Convergencia Digital