Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SAIBA COMO ´DRIBLAR´ O ALGORITMO DO FACEBOOK QUE MANIPULA SEU FEED DE NOTÍCIAS

27/04/2016

Você já viu aqui no Olhar Digital como o Facebook usa uma série de "truques" de engenharia social para definir o que um usuário vê no feed de notícias. O algoritmo leva em conta suas curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques, bloqueios, conversas e até quanto tempo você passa olhando para um post para prever que tipo de conteúdo mais te interessa.

Contudo, existem maneiras de "driblar" esse sistema e fazer com que o Facebook mostre apenas o que você realmente quer (ou precisa) ver, em vez de te manipular indiretamente. O processo é um pouco complicado e leva algum tempo para dar frutos, e é importante esclarecer de que não se trata de uma "trapaça" ou "código secreto". Basta jogar pelas regras que o Facebook impõe.

Determine prioridades

Reprodução

O caminho mais fácil começa pelo menu de "Preferências do feed de notícias". Para acessá-lo, basta clicar ir até o painel de opções da rede social - a seta para baixo no canto superior direito, se você estiver no PC; ou o ícone de três linhas horizontais se você estiver no celular.

Note que o menu de preferências oferece quatro opções principais de customização. A primeira permite que você priorize quem ou o que ver primeiro. Digamos que você queira ver as últimas atualizações do seu melhor amigo ou namorado(a), no topo do feed, toda vez que entrar no Facebook - ou mesmo as de alguma página que você acompanha de perto. Por esse menu é possível selecioná-las uma a uma.

Você também pode priorizar essas pessoas ou páginas acessando o perfil de cada uma individualmente. Basta posicionar o mouse sobre o botão "curtiu" em uma página, ou em "seguindo" na linha do tempo de um amigo, e selecionar "ver primeiro". Assim, posts dessas pessoas ou páginas serão os primeiros a aparecer no seu feed de notícias.

Não siga qualquer um

Reprodução

Essa dica é para quem tem o hábito de curtir muitas páginas e acompanhar todos os amigos, mesmo que não tenha interesse em saber das novidades que saem de alguns desses perfis. No mesmo menu de preferências, é possível conferir todas as pessoas e páginas mostradas na homepage da rede social e selecionar, uma a uma, aquelas que você não quer mais acompanhar.

Isso não vai fazer com que a página seja "descurtida", ou que alguém seja excluído da sua rede de amigos, mas apenas seus posts e atualizações serão bloqueados. Você pode suspender esse bloqueio a qualquer momento no mesmo menu de preferências, selecionando a opção "conecte-se novamente".

É possível fazer o mesmo enquanto você navega pela timeline. Ao ver um post que não te agrada ou interessa, clique na seta para baixo (localizada no canto superior direito da postagem) e selecione "Ocultar publicação" ou "Deixar se seguir". Se você escolher a primeira opção, pode ainda exigir que o Facebook te mostre menos posts dessa página no seu feed.

Organize o fluxo de informações

Reprodução

O Facebook também permite que você crie listas de interesses, onde novas atualizações de páginas e perfis específicos são mostrados paralelamente ao seu feed principal. Com esse recurso, é possível criar feeds personalizados, só com notícias sobre um determinado tema ou assunto que seja do seu interesse, como futebol ou política, em vez de ver todos os posts misturados na página principal da rede social.

Para acessar este recurso, vá até facebook.com/bookmarks/interests. Em seguida, clique em "Criar lista" e comece a selecionar os perfis e páginas que você quer acompanhar nesta seção fechada. Note que não é necessário curtir as páginas para adicioná-las à lista de interesses.

Após selecionar os membros, você só precisar dar um nome à lista e determinar se quer que ela seja pública, privada apenas para amigos ou particular, para que apenas você tenha acesso. No desktop, os feeds de interesses ficam localizados na barra lateral à esquerda do feed principal, enquanto que, no celular, você pode acessá-los indo à tela de outras opções (três linhas horizontais).

Abuse do botão "Curtir"

Reprodução

Nem sempre o ato de "curtir" uma página ou postagem significa que você está de acordo com aquele conteúdo. O Facebook interpreta esse gesto como um sinal de que você quer ver mais publicações daquela página ou daquele amigo. Portanto, "curtir" um post sobre um acidente aéreo, por exemplo, pode fazer com que a rede social te traga mais notícias e informações sobre o assunto.

Sendo assim, não tenha vergonha de usar e abusar do botão "Curtir". Com as novas Reações, que dão mais emoção à interação com posts além de erguer um polegar para cima, curtir posts de assuntos delicados se tornou menos constrangedor. Você pode enviar a reação de tristeza ou de raiva para uma postagem, e o Facebook continua contando essa ação como uma forma de "curtida".

No menu de preferências do feed, você também pode encontrar novas fontes de conteúdo. Basta clicar em "Descubra Páginas" e conferir as sugestões que o Facebook tem para você distribuir os seus "likes".

 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar