O Facebook parece ter prestado atenção ao interesse dos internautas
por redes sociais que compartilham parte das receitas com os usuários e
começou a perguntar o que seus parceiros acham da ideia.
Casey Newton, repórter do The Verge
que tem uma conta verificada no Facebook, foi surpreendido por uma
pesquisa na qual a rede social pede sua opinião em relação à
possibilidade de fazer dinheiro com os posts que ele publica.
“Considere as seguintes opções para promover sua causa ou ganhar
dinheiro usando sua presença pessoal no Facebook. Em quais destas você
estaria interessado?”, questionava a pesquisa.
Entre as opções constam a aplicação de um “pote de gorjetas” (pelo
qual fãs poderiam dar gorjetas); a permissão para postar conteúdo
patrocinado; a criação de lojas patrocinadas; a implementação de um
recurso que permite fazer doações; a inclusão de botões de ação (“compre
ingressos” ou “assine para mais”) nos posts; e, por fim, a
possibilidade de ter acesso a parte do dinheiro que o Facebook recebe
com publicidade graças ao seu post.
Essa última opção tem chamado a atenção desde a segunda metade de 2015 graças ao surgimento da Gaption e da Tsu, duas redes sociais que funcionam de forma semelhante ao Facebook, mas prometem compartilhar suas receitas com os usuários.
Em outubro daquele ano a rede de Mark Zuckerberg chegou a bloquear posts com links para a Tsu, no que alguns interpretaram como boicote.
Enquanto isso, a Gaption, que conta com uma parcela considerável de
usuários brasileiros, já deu um passo à frente ao permitir que os
internautas troquem o “like” dado em bons posts por recompensas em dinheiro.
Como o Facebook está promovendo apenas uma pesquisa, provavelmente
estamos bem longe do dia em que alguma dessas ideias entrará em
funcionamento - se é que isso um dia acontecerá. E, como as questões
estão sendo encaminhadas a quem tem página verificada, mesmo que algum
esquema de recompensas seja aplicado é possível que o usuário comum
fique de fora.
Fonte: Olhar Digital