Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE PLAY STORE GERA O DOBRO DE DOWNLOADS DA APP STORE, MAS METADE DA RENDA

20/04/2016

A empresa de pesquisa de mercado App Annie revelou dados do primeiro trimestre de 2016 das lojas de aplicativos do Google e da Apple. Segundo os dados da empresa, a loja de aplicativos do Google teve o dobro de downloads que a da Apple. Ainda assim, a App Store gerou quase o dobro de receita da Google Play Store.

Esses resultados seguem o ritmo dos mercados: os usuários de iOS são menos numerosos que os de Android, mas costumam estar mais dispostos a investir em aplicativos para seus iPhones. Essa situação acaba por atrair desenvolvedores para o sistema da Apple, embora ele seja mais restrito, já que a probabilidade de se ter um retorno financeiro na plataforma dos iPhones é maior. O gráfico abaixo ilustra o desempenho das duas lojas de aplicativo durante o período:

Reprodução

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a loja da Apple também mostra um ritmo de crescimento mais acelerado que a do Google quanto à geração de renda. Segundo o Phone Arena, a única exceção é a categoria "Música": enquanto que a renda gerada por apps desse tipo na App Store cresceu 160% com relação ao primeiro trimestre de 2015, na Google Play Store esse crescimento foi de 180%.

Países

O Brasil foi o terceiro mercado com o maior número de downloads de aplicativos somando-se as plataformas da Apple e do Google, somando até mesmo mais downloads que a Índia. Nesse quesito, apenas Estados Unidos e China ficaram à frente Brasil. Com relação à receita somada das plataformas, no entanto, o Brasil não aparece nas dez primeiras posições.

Vale lembrar, no entanto, que a Google Play Store tem presença muito fraca na China, e os usuários chineses de Android acabam baixando aplicativos de outras fontes, o que distorce um pouco esse dado. A atividade da App Store no país, no entanto, é suficiente para colocá-lo na segunda posição em termos de downloads e na terceira em termos de receita, conforme pode ser visto no gráfico abaixo (as barras azuis representam a App Store e, as verdes, a Google Play Store):

Reprodução
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar