Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

STEPHEN HAWKING ANUNCIA ENVIO DE SONDA ESPACIAL À ALPHA CENTAURI

13/04/2016

hawking
 
O bilionário russo Yuri Milner e o astrofísico britânico Stephen Hawking revelaram nesta terça-feira seu projeto de alcançar a estrela mais próxima da Terra graças a uma pequena nave a vela impulsionada por um poderoso laser.

A ideia é impulsionar a pequena nave “StarChip”, que pesaria apenas alguns gramas, a um quinto da velocidade da luz, bombardeando sua vela de alguns metros quadrados com fótons produzidos por um laser a partir da Terra.

Impulsionada a uma velocidade de 60.000 km por segundo, a nave poderia chegar a Alpha Centauri, a estrela mais próxima da Terra, em vinte anos. Para conseguir a façanha, Yuri Milner, conhecido por seus investimentos em várias start-ups, especialmente no Facebook, investirá 100 milhões de dólares no projeto, batizado “Breakthrough Starshot”, explicou durante uma coletiva de imprensa em Nova York.

Para o projeto, associou-se a Stephen Hawking, astrofísico mundialmente conhecido por seu trabalho sobre buracos negros e seu best-seller “Uma Breve História do Tempo”.
Os primeiros resultados da pesquisa indicam que a projeção do feixe de laser precisaria de cerca de cem gigawatts, que é aproximadamente a energia necessária para o arranque de uma nave espacial, explicou Avi Loeb, professor de Harvard e membro do projeto.

A tecnologia básica necessária para o desenvolvimento do projeto já existe, mas deve ser adaptada e melhorada para permitir que a nave cumpra sua missão, afirmou Yuri Milner durante a conferência.

 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar