O Facebook está trabalhando para combater a queda nas postagens de
conteúdo original e pessoal dos usuários, o combustível que ajuda a
movimentar a máquina de dinheiro no coração de sua rede social, segundo
pessoas familiarizadas com o assunto.
As postagens gerais
continuaram "fortes", segundo o Facebook. Contudo, os usuários têm se
mostrado menos dispostos a postar sobre suas vidas pessoais devido ao
aumento de suas listas de amigos, disseram as pessoas.
Em vez
disso, a base de 1,6 bilhão de usuários do Facebook está postando mais
notícias e informações de outros sites. À medida que o tempo vai
passando, os usuários do Facebook podem, ao longo de uma década, ter
adicionado muitos conhecidos como amigos. É possível que as pessoas nem
sempre se sintam à vontade para compartilhar coisas sobre suas vidas
sabendo que essas postagens podem não ser relevantes para todos os
contatos.
Segundo uma das pessoas familiarizadas com a situação,
os funcionários do Facebook que trabalham no problema têm um termo para
essa queda na intimidade: "colapso de contexto". As postagens pessoais
passaram para audiências menores do Snapchat, do Instagram, outra rede
social da empresa dona do Facebook, e de outros serviços de mensagens.
O CEO Mark Zuckerberg tem falado nas reuniões de equipe do Facebook
deste ano sobre a necessidade de inspirar as postagens pessoais,
disseram as pessoas informadas sobre o assunto. O Facebook tem tentado
diversas táticas para incentivar a publicação de mais postagens do tipo,
como o recurso "Neste Dia", lançado no ano passado, que traz
recordações dos últimos anos sobre as quais os usuários poderiam querer
falar novamente, ou lembretes sobre datas especiais, como o Dia das
Mães. O Facebook também tem estimulado os usuários a postarem suas fotos
mais recentes e outros conteúdos acessados recentemente em seus
telefones.
As postagens originais de conteúdos pessoais -- em
vez de postagens sobre informações públicas, como notícias -- caíram 21
por cento ano a ano até meados de 2015, informou o The Information, um
site sobre notícias de tecnologia, na quarta-feira. O Facebook disse em
um comunicado que "o nível global de postagens não só se manteve forte,
mas também similar aos níveis dos anos anteriores".