Recentemente, o Google inaugurou mais um escritório no
Brasil. O novo local fica em Belo Horizonte, e contratará engenheiros de
software e outros profissionais de TI para traalhar em alguns produtos
da empresa.
O Olhar Digital esteve presente na inauguração do
novo espaço, e pode ter acesso a algumas informações bem interessantes
sobre o buscador - uma das principais áreas trabalhadas pela empresa em
Belo Horizonte. Confira abaixo onze dados curiosos sobre o mecanismo de
buscas do Google:
Ela é alimentada por robôs
Para poder indexar novos sites, o Google possui robôs
(chamados de Google Bots) que “vasculham” a internet em busca de novos
endereços. Quando esses robôs encontram um link novo, eles pegam
informações sobre aquele site e passam a mostrá-lo em suas pesquisas.

Ela usa tecnologia brasileira
Parte do motor que move a busca do Google foi desenvolvido
no escritório da empresa em Belo Horizonte. Segundo a empresa, todas as
buscas feitas no mundo se beneficiam dessa tecnologia, e dentre os
primeiros dez resultados mais relevantes que aparecem para qualquer
usuário, um deles está lá graças a código escrito por brasileiros.
Ela indexa mais de 60 trilhões de sites
De acordo com Hugo Santana, engenheiro de software do
Google em Belo Horizonte, o buscador já possui mais de 200 milhões de
páginas indexadas. Ao todo, são mais de 100 petabytes (mais de 100
milhões de gigabytes) de dados acessíveis por meio do buscador.
Ela usa mais de 200 fatores para escolher o que vai lhe mostrar
Não é à toa que os resultados das buscas são diferentes
para cada usuário. O motor de buscas do Google leva em consideração mais
de 200 fatores para determinar quais são os resultados mais relevantes.
Alguns deles são a relevância da página, sua segurança, sua adaptação a
dispositivos móveis, o histórico de buscas do usuário e a “novidade” da
página (páginas mais novas costumam ser consideradas mais relevantes). E
o servidor leva apenas cerca de 0,125 segundos para ponderar todos
esses fatores.
Ela é mais usada por celulares e tablets
Santana também informou que, em 2015, mais da metade das
buscas foram realizadas a partir de dispositivos móveis. Isso exige
algumas adaptações do buscador: por exemplo, ele precisa se tornar
melhor em reconhecer vozes, e precisa ter acesso à localização do
usuário, já que...
Ela mostra resultados diferentes dependendo de onde você está
O engenheiro de software comentou também que cerca de 33%
das pesquisas realizadas no Google podem ser melhoradas se o buscador
tiver acesso à localização do usuário. Um exemplo trivial: se você
estiver em São Paulo e buscar por “resultados do futebol”, ele mostrará a
pontuação de jogos do Palmeiras, Corinthians e São Paulo; essa mesma
busca, feita no Rio de Janeiro, traria informações sobre os jogos do
Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama.
Ela busca ajudar pequenos negócios
Com todos esses fatores, o Google também não quer que
empresas e negócios menores sejam excluídos da plataforma. Por isso, a
empresa oferece um guia chamado Google Meu Negócio
que ajuda proprietários e comunicadores de empresas menores a tornar
seus produtos e serviços mais visíveis na plataforma de busca.
Buscas sobre saúde são tratadas como todas as outras…
Talvez voce já tenha percebido, mas o buscador trata as
pesquisas relacionadas a saúde e bem-estar da mesma maneira que as
demais. Segundo Frederico Quintão, engenheiro de software da empresa,
elas não possuem nenhum tipo de filtro especial de conteúdo - ou mesmo
de privacidade.
...mas alguns resultados de buscas médicas são verificados por médicos
Por outro lado, como muitos usuários usam a plataforma para
pesquisar sobre doenças, sintomas e tratamentos, a empresa criou
parcerias com instituições médicas para oferecer informação qualificada
sobre algumas doenças. Segundo Quintão, mais de 400 doenças (que
correspondem a cerca de 80% das buscas) apresentam quadros como o acima,
que contém com informações verificadas por médicos do Hospital Albert
Einstein, em São Paulo. Nos Estados Unidos, essas informações são
verificadas em parceria com a Mayo Clinic.
Ela se esforça para entender o que você quer dizer
Se você pesquisar no Google, por exemplo, “estádio do São
Paulo” ou “estádio do Morumbi”, o buscador entenderá que você está
procurando pelo Estádio Cícero Pompeu de Toledo - mesmo que você não
tenha dito o nome dele. De maneira semelhante, se você procurar por
“receitas de molho bechamel”, ele mostrará também receitas de molho
branco, já que os dois são praticamente a mesma coisa.
Diversidade é um fator importante