Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FACEBOOK COMEÇA A USAR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DESCREVER FOTOS PARA DEFICIENTES VISUAIS

05/04/2016

Como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras. E o Facebook sabe muito bem disso. Diariamente, cerca de 2 bilhões de fotos são compartilhadas através do Instagram, do Messenger, do WhatsApp e da própria rede social de Mark Zuckerberg.

Fotos e imagens diversas representam uma parcela gigantesca (e importante) do conteúdo compartilhado na rede, e um novo recurso, chamado “automatic alternative text”, deve chegar ainda hoje à versão do Facebook para iOS. Posteriormente, ele deverá chegar também ao Android e à web.
 

Trata-se de um sistema que, basicamente, reconhece elementos em imagens e então os descreve ao usuário deficiente visual, através de áudio. Poderíamos pensar no recurso como uma espécie de substituto, ou complemento, aos leitores de tela que pessoas cegas geralmente utilizam.

O “automatic alternative text” utiliza aprendizado de máquina (machine learning), que é um ramo da Inteligência Artificial. Através de uma espécie de treinamento, onde lhe são exibidas diversas imagens de um mesmo elemento, o sistema é capaz de aprender e posteriormente reconhecer tal elemento em outras fotografias.

A tecnologia ainda se encontra nos estágios iniciais de desenvolvimento, segundo o próprio Facebook, mas já é capaz de identificar elementos divididos em diversas categorias, como por exemplo “transportes”, “natureza”, “esportes” e “comida”.

 
 
Fonte: Codigo Fonte

 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar