Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AS NOTIFICAÇÕES VÃO FICAR MAIS ESPERTAS E MAIS BONITAS NO WINDOWS 10

04/04/2016

windows 10 pc e smartphone

Durante a conferência Build, a Microsoft mostrou algumas novidades para as notificações no Windows 10. Elas se tornarão mais ricas, mais integradas ao sistema, e você poderá receber notificações do smartphone – inclusive do Android! – em seu PC.

As notificações poderão exibir bastante informação. Elas podem, por exemplo, trazer a previsão do tempo para os próximos cinco dias.

Essas notificações “toast” aparecem como um pop-up no canto inferior direito, e depois ficam guardadas na central de ações – mas lá, é preciso clicar em um botão para expandi-las. A ideia é impedir que uma notificação ocupe muito espaço na lista.

build 2016 - new notifications

As notificações também vão ganhar imagens maiores. Se um app recomendar um restaurante e tiver a foto de um prato, ela será exibida no “toast” e também na central de ações:

build 2016 - new notifications with image

O mesmo vale se você receber uma mensagem com foto, por exemplo. Isso vai funcionar em PCs e smartphones.

build 2016 - action center update 3 build 2016 - action center update

Veja um vídeo de como isso funciona:

Além disso, no PC, os ícones na barra de tarefas ganharão um indicador com o número de notificações não lidas no app. Na imagem abaixo, é possível ver isso nos ícones do Facebook e do Outlook:

build 2016 - notificacoes na barra de tarefas 2

O Microsoft Edge também ganhará suporte a notificações de sites, assim como o Google Chrome. Serviços na web como o Skype poderão enviar alertas e mensagens sem que você precise instalar o app.

E a Microsoft está preparando uma mudança para a central de ações: o botão ficará no lado direito do relógio, no canto inferior da tela, e vai mostrar o ícone do app que deixar notificações lá, mais o número de notificações perdidas. Isso está sendo testado entre Insiders, e o design ainda não é final.

61BqzCgwvu6HL9

Espelhamento

O Windows 10 vai ganhar espelhamento de notificações do celular no PC. É uma espécie de Pushbullet nativo, mas com uma vantagem: não tem custo extra. (O Pushbullet requer uma assinatura Pro para interações avançadas com apps.)

Todas as notificações do smartphone são espelhadas para o PC através da Cortana usando sua conta Microsoft. Então, é possível dispensá-las ou usá-las para responder mensagens e enviar comandos. (O inverso não acontece: você não receberá notificações do PC no celular.)

Isso funciona no Windows 10 Mobile e também no Android. A Microsoft queria fazer isso no iOS também, porém a plataforma é mais fechada, portanto é mais difícil ler as notificações dos apps.

Confira o recurso em ação no vídeo abaixo:

O Windows 10 é gratuito porque a Microsoft quer aumentar a base de usuários para os desenvolvedores, e a central de ações na nuvem também quer trazer mais usuários para os apps da loja do Windows.

Por exemplo, ao receber uma notificação do Line, você pode respondê-la diretamente, mas haverá um botão “Obter app” sugerindo instalar o Line no PC.

build 2016 - mirroring wp 2

No Windows 10 Mobile, também existe o “dispensar universal”: se você tiver o mesmo app no smartphone e no PC, e dispensar uma notificação no PC, ela some no smartphone também. Isso também funciona no sentido inverso (dispensar um aviso no smartphone o faz sumir no PC).

Tudo isso vai funcionar sozinho, sem intervenção do desenvolvedor, é só a Microsoft ativar o Action Center in the Cloud – mas desenvolvedores podem escolher não participar, é opt-out.

Os usuários também poderão ativar e desativar o espelhamento no caderno da Cortana, além de silenciar determinados apps. No futuro, isso será integrado ao sistema mais profundamente, para não depender da assistente (que só está disponível em alguns países).

build 2016 - mirroring

Blocos dinâmicos

A Build 2016 trouxe uma pequena novidade para blocos dinâmicos. Atualmente, a live tile pode exibir conteúdo – uma notícia interessante, por exemplo – mas não leva você diretamente a ele após um clique.

Com as “chaseable live tiles”, isso é melhorado. Você ainda não é levado diretamente: em vez disso, o app coloca em destaque o conteúdo que apareceu no bloco dinâmico. O vídeo abaixo mostra isso em mais detalhes:

E o boato de que o Windows 10 ganharia blocos dinâmicos interativos? Bem, a Microsoft diz que vem prototipando isso há um bom tempo, mas a interação cria problemas difíceis de resolver. Por exemplo, a empresa não pode adicionar rolagem nos blocos, porque a tela iniciar tem rolagem própria. No entanto, eles ainda estão trabalhando essa ideia.

Quando?

A Microsoft evita fixar prazos por enquanto. Isso será detalhado no blog oficial, e talvez não chegue com o Anniversary Update previsto para o terceiro trimestre.

Estas novidades foram apresentadas na Build durante as sessões “What’s New for Tiles and Toast Notifications” e “Action Center in the Cloud and the Windows Notification Platform“.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar