Mais uma vez a venda de impressoras caiu no Brasil.
Segundo a consultoria IDC, em 2015 foram vendidas 2,5 milhões de
máquinas, o que representa uma redução de 22,8% em relação ao volume
comercializado em 2014 – ano que também terminou em queda, de 12%. E as
projeções são de que essa tendência vai continuar.
O resultado do ano passado significou a venda de
800 mil unidades a menos do que em 2014, quando foram vendidas 3,3
milhões. Em receitas, as vendas de 2015 geraram US$ 676 milhões,
declínio de 14,7% em relação a 2014. Naquele ano, as receitas também
caíram em relação ao período anterior (18,4%).
Segundo a IDC, a retração atingiu tanto a
tecnologia jato de tinta – que vendeu 1,9 milhão de impressoras no
último ano, baixa de 21,1% comparado a 2014 –, como a tecnologia laser,
que comercializou 641,6 mil aparelhos em 2015, diminuição de 27,4%. As
receitas em ambos os casos também recuaram, 12% e 19,6% respectivamente.
“Apesar da grande maioria das vendas ter sido
atribuída aos equipamentos da tecnologia jato de tinta, as máquinas
laser foram responsáveis pela movimentação de quase o dobro de receita,
por conta da diversificação, do portfólio e da efetiva participação do
mercado corporativo, que se manteve estável e representa aproximadamente
41% da demanda de comercialização de equipamentos de impressão no
Brasil”, sustenta análise da IDC Brasil.
Para 2016, a IDC Brasil estima uma queda de 15% no
mercado total de impressão, e vendas aproximadas de 1,6 milhão de
modelos jato de tinta (queda de 16,4%) e 568 mil de lasers (queda de
11,5%).
Fonte: Convergencia Digital