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NA GUERRA COM AMAZON E MICROSOFT, GOOGLE INVESTE EM 12 DATA CENTERS EM 18 MESES

24/03/2016

Não se sabe ainda se o tão sonhado data center da Google no Brasil - a empresa preteriu o país ao Chile na primeira unidade na América Latina - está entre os 12 data centers que a empresa anunciou lançar nos próximos 18 meses para acirrar a disputa com os rivais Microsoft e Amazon. Dois dos novos data centesr serão no estado de Oregon, na costa Oeste dos Estados Unidos, e no Japão nos próximos meses para expandir a infraestrutura de nuvem como serviço (IaaS) e plataforma de nuvem como serviço (PaaS).

Segundo informações do Google, as instalações serão uma mistura de sites próprios do Google e alugados de terceiros. As novas unidades aumentarão de cinco para 15 as infraestruturas de nuvem regionais do Google — a Amazon tem atualmente 12 data centers, com planos de abrir mais cinco — e fazem parte de um grande plano de expansão da nova chefe da área de nuvem, Diane Greene, ex-CEO da VMware.

A estratégia do Google inclui também a expansão das vendas de infraestrurura de nuvem para o mercado corporativo e gastos com marketing­ — tanto para ganhar participação em IaaS e PaaS quanto para conquistar clientes do Office da Microsoft com o Google Apps. A empresa não esconde o seu grande objetivo: brigar pela liderança do mercado com a Amazon Web Services (AWS), líder do mercado de nuvem pública.

Nos últimos anos, o Google promoveu grandes reduções de preços, a fim de ganhar mercado, mas só agora essa estratégia começa a apresentar resultados. A nova estratégia é colocar seus data centers de nuvem em mais regiões ao redor do mundo, inclusive para que as empresas possam cumprir as normas legais de manter seus dados em seus próprios países.

"Com essas novas regiões, novas aplicações também poderão ser executadas na Google Cloud Platform [plataforma de computação em nuvem da empresa] e obter os benefícios de escala em nível global e liderar a indústria em preço e performance", escreveu o gerente de produto do Google, Varun Sakalkar, em um post no blog corporativo da empresa.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
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