Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

COREIA DO SUL VAI INVESTIR US$ 860 MI EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APÓS DERROTA DE JOGADOR DO PAÍS

21/03/2016

A Coreia do Sul parece que adotou o “se não pode derrotá-los, junte-se a eles” no que diz respeito à revolução das máquinas. Na última semana, a presidente Park Geun-hye anunciou planos de investir cerca de US$ 860 milhões em inteligência artificial até 2020 — a razão disso foi a derrota do sul-coreano Lee Sedol que perdeu da inteligência artificial do Google, AlphaGo, no jogo Go.

“Acima de tudo, a sociedade coreana é ironicamente sortuda. Graças ao choque causado pela AlphaGo, aprendemos a importância de inteligência artificial antes que seja tarde”, disse a presidente para a revista Nature.

Parte dos fundos vai para a criação de um centro de pesquisa de inteligência artificial, que também vai receber investimento privado de empresas como Samsung e LG. O instituto já estava nos planos do governo, mas a vitória da AlphaGo acelerou o processo consideravelmente. O país também planeja um conselho para ciência e tecnologia que vai cuidar da renovação da pesquisa e e esforços de desenvolvimento.

A frenética corrida pelo desenvolvimento de inteligência artificial tem levantado algumas preocupações —, o que parece válido, mas ao mesmo tempo parece que fica um sentimento de “por que não nós [conseguimos esse avanço]?”.

“Me entristece ouvir que o governo está interessado em investir um monte de dinheiro na indústria, e não em universidades”, disse um professor especialista em machine-learning em entrevista à Nature em condição de anonimato (provavelmente com medo de ser morto por robôs!). “A indústria provavelmente vai conseguir algumas aplicações úteis para fabricar produtos, mas eles não estão interessados em pesquisa em si.”

Considerando que a presidente se referiu à inteligência artificial como a quarta revolução industrial, este interesse — ou seria medo? — provavelmente não vai levar a nada no curto prazo.

Está certo, humanos. Invista em nós! Nós não vamos matar vocês a sangue frio! — provavelmente, diriam os robôs para nós. Com licença, enquanto busco na internet “síndrome de Estocolmo sob custódia de robôs.”
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar