Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

3 DICAS PARA PROTEGER O MAC DE VÍRUS E MALWARE

10/03/2016

Recentemente, um aplicativo para Macs foi infectado com "ransomware" - uma espécie de vírus que encripta os arquivos do usuário e exige dinheiro para liberá-los. Embora não se trate da primeira ameaça de segurança a afetar usuários do sistema operacional da Apple, foi uma das mais sérias.

Mesmo assim, a empresa que criou o app infectado informou que apenas cerca de 6500 usuários haviam baixado-o. Além disso, a Apple revogou o certificado que permitia que ele fosse instalado em novas máquinas, o que significa que, por pior que tenha sido, o vírus foi rapidamente contido. Segundo o Wall Street Journal, a Apple informou que nenhum usuário efetivamente precisou pagar para recuperar seus arquivos.

Por outro lado, o ataque serviu pra provar que não basta ter um computador da Apple para não precisar mais se preocupar com vírus e malware. Com três passos simples, no entanto, é possível reduzir consideravelmente a probabilidade de que sua máquina venha a ser infectada. Confira:

Configure quais aplicativos podem ser usados

Além de tomar cuidado na hora de baixar programas para instalar no seu Mac, você também pode deixar que o seu computador te dê uma ajuda. Por meio das configurações, é possível impedir que o seu dispositivo execute programas que a Apple não conhece. Para isso, vá em "Preferências do Sistema", depois em "Segurança e Privacidade" e depois em "Geral".

Nessa tela é possível escolher entre três opções de segurança. Se você escolher "Mac App Store", apenas aplicativos baixados da loja da Apple poderão rodar. Se você escolher "Mac App Store e desenvolvedores identificados", além da loja da Apple, apps feitos por programadores e empresas cuja identidade a Apple confirmou também funcionarão. Caso você escolha "Qualquer lugar", qualquer aplictivo poderão ser executado - o que pode ser arriscado.

Mantenha o sistema atualizado

Não ignore os avisos de atualização de sistema do seu computador: essas atualizações, além de novidades, também trazem melhorias de segurança, e baixá-las é uma das maneiras mais simples de proteger seu sistema. Além das atualizações normais, também é possível verificar por atualizações indo na App Store, na aba "Atualizações", e clicando em "Atualizar tudo". Para atualizar tudo automaticamente, vá em "Preferências do Sistema", "App Store" e "Baixar novas atualizações no plano de fundo".

Realize verificações periódicas

Com a velocidade com a qual novas ameaças chegam - e com a variedade de maneiras pelas quais é possível se infectar - é interessante ter algum programa de segurança que possa periodicamente escanear seu PC em busca de arquivos nocivos. O Mac OS X já vem com um programa de proteção contra malware chamado XProtect, mas existem outros também, como o MalwareBytes.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar