Não é novidade: a Microsoft há muito tempo tem estreitado os laços
entre o Xbox One e o PC. A arquitetura de hardware é similar; o sistema
operacional é similar; os jogos são similares. O próximo passo, segundo
Phil Spencer, chefe do Xbox, é acabar com a principal diferença entre
computadores e consoles, que é a capacidade de modificar e atualizar
componentes com o tempo.
Falando com jornalistas, ele deu a entender que gostaria de ver
consoles que evoluem, com inovação em hardware, em vez de gerações
estanques como acontece atualmente.
“Nós vemos em outras plataformas, como no mobile ou PC, inovação
contínua que raramente vemos em consoles. Consoles trancam o hardware e o
software juntos no início da geração, então avançam por sete anos, mais
ou menos, enquanto outros ecossistemas se tornam melhores, mais rápidos
e mais fortes. Então, você espera pelo próximo grande salto”.
Ele continua falando que na área de consoles, ele espera mais
inovação em hardware. “Vocês realmente nos verá com nova capacidade de
hardware durante a geração, permitindo que os mesmos jogos sejam
retrocompatíveis e compatíveis com novos hardwares, porque temos uma
aplicação universal do Windows rodando sobre a plataforma universal do
Windows, que permite que nos foquemos mais em inovação de hardware sem
invalidar os jogos que rodam naquela plataforma”.
A declaração
pode parecer um pouco confusa, mas, resumidamente, ela quer dizer que o
console poderia receber upgrades de hardware opcionais, que
possibilitaria competir com tecnologias que se atualizam com mais
frequência, como acontece nos PCs e no mobile. Na prática, isso
indicaria o fim de novos consoles como conhecemos; em vez de gerações,
mais evolução contínua e gradual.
Ao mesmo tempo em que a ideia pode parecer interessante para alguns,
ela pode ser prejudicial a outros, possibilitando que haja games que
sejam jogáveis apenas em alguns consoles e outros, mais defasados, serem
incapazes de rodar determinados jogos, como acontece no PC. Por lá,
componentes defasados costumam causar queda de taxa de quadros, baixo
nível de detalhes ou até mesmo impedir totalmente a execução do game.