O famoso polegar erguido do botão "Curtir" do Facebook ganhou a
companhia de outras cinco alternativas nesta semana. As chamadas
"Reações" expandem o engajamento dos usuários, que agora podem expressar
mais sentimentos pelos posts que circulam na rede social com um "Amei",
"Haha", "Uau", "Triste" e "Grr". Mas e o tão pedido botão "Não Curtir"?
Em setembro do ano passado, Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, chegou a revelar
que a empresa pensava, de fato, em criar um botão de "dislike". No
entanto, o projeto acabou se transformando nas Reações que conhecemos
esta semana. O motivo para a mudança foi revelado na última
quarta-feira, 24, por dois executivos da companhia.
A resposta mais simples veio de Samantha Krug, gerente de produtos do
Facebook e uma das principais responsáveis pelo "novo like". "Um botão
´não curtir´ parecia muito binário para Mark e o resto da equipe", disse
a executiva, citando o fundador da rede social, que começou a trabalhar
no projeto mais de um ano atrás.
Já Geoff Teehan, diretor de design de produtos do Facebook, deu mais
detalhes sobre o que significa a expressão "binário" nesse caso.
"Parecia uma tarefa bem direta: só colocar um polegar para baixo ao lado
do polegar para cima e pronto. Mas não é nem de perto tão simples. As
pessoas precisam de um grau muito maior de sofisticação e riqueza nas
escolhas que nós fornecemos para suas comunicações. Um sistema binário
de ´like´ e ´dislike´ não reflete de forma apropriada a maneira como nós
reagimos à vasta quantidade de coisas que encontramos na vida real."
O próprio Zuckerberg explicou
no passado que inserir um botão "não curtir" apenas transformaria a
rede social em "um fórum onde as pessoas ficam votando contra ou a favor
dos posts dos outros". "O que as pessoas realmente querem é expressar
empatia", disse o CEO, acrescentando que "nem todo momento é um bom
momento".
Fonte: Olhar Digital