Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MAIORES OPERADORAS MÓVEIS DO PLANETA ANUNCIAM PLANO CONJUNTO PARA 5G

26/02/2016

As maiores operadoras móveis do planeta – que juntas têm mais de 1,5 bilhão de assinantes – anunciaram no Mobile World Congress, que aconteceu em Barcelona, uma nova iniciativa voltada para o 5G, que tem entre as metas de cinco anos a convergência das tecnologias TD e FD-LTE, com um ecossistema único. Aqui no Brasil, a AT&T/Sky é a maior usária da tecnologia TD-LTE para a oferta de banda larga.

“É importante para a indústria continuar o desenvolvimento do 4G e trabalhar em conjunto para desenvolver padrões para a tecnologia 5G antes de sua esperada introdução comercial, a partir de 2020”, afirmou o presidente executivo do grupo Vodafone, Vittorio Colao.

O projeto conjunto é na verdade uma nova etapa do que começou ainda em 2011 com vistas ao desenvolvimento e lançamento de serviços 4G em TD-LTE. Essa tecnologia usa uma diferença de tempo entre os sinais de uplink e downlink, abordagem distinta do FD-LTE, que usa separação por frequência – mas por isso mesmo exige dois canais.

Se os sistemas FDD são mais comuns – há aproximadamente 470 milhões de usuários de serviços em TDD no mundo – a divisão por tempo é em princípio mais eficiente para o tráfego de pacotes. Mas na prática o próprio LTE já é um avanço tecnológico em que a convergência entre esses dois sistemas é natural e esperada.

A iniciativa das grandes operadoras – Vodafone e Airtel atuam em mais de 20 países cada uma – batizada GTI 2.0, busca exatamente usar essa plataforma que já reúne 122 operadoras e 103 parceiros industriais para justamente “promover um padrão 5G unificado e um ecossistema fim-a-fim maduro, bem como explorar mercados e oportunidades”, diz o anúncio feito no Mobile World Congress.

 
 
 
Fonte: Convergencia digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar