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APP REDUZ ATÉ 20% DO TEMPO NO ATENDIMENTO DE TELEFONIA E OUTROS SERVIÇOS

26/02/2016

Em um mundo conectado que transformou o desperdício de tempo em pecado e a praticidade em paradigma, um grupo brasileiro desenvolveu um aplicativo destinado a mudar a forma e a velocidade que o consumidor se comunica com as centrais de relacionamento. Chamado Jumpy por saltar etapas no atendimento, ele leva o usuário onde precisa chegar.

O app gratuito te conecta diretamente com o canal de atendimento responsável, sem a necessidade de digitar opções labirínticas do menu e passar pelas gravações telefônicas.  Ele também armazena dados para que você não precise preencher ou responder confirmações de cadastro sempre que quiser fazer uma denúncia, tirar uma dúvida ou reclamar dos serviços prestados.

A diferença do tempo entre o atendimento convencional e o Jumpy pode variar. Depende da espera, que pode ser automática ou ultrapassar cinco minutos, e de quão ágil você é para digitar seus dados pessoais ou se a informação já foi cadastrada corretamente. Quando você estiver cadastrado, o segundo contato será mais rápido.

Os desenvolvedores do aplicativo estimam a redução de 20% no tempo de atendimento. Nos testes realizados, o contato com a operadora Vivo, por exemplo, demorou menos da metade do tempo normal. 

O Jumpy entra em contato com fornecedores de água, luz, gás, internet, TV e telefonia, fabricantes de automotivos e eletroeletrônicos, varejistas, administradoras de rodovias, instituições financeiras, seguradoras, assistências técnicas, Correios e órgãos públicos. A ponte entre o aplicativo e as empresas é feita por canais já existentes, muitos deles desconhecidos ou pouco usados pelo público. 

Como usar 

A navegação pelas funções do Jumpy é intuitiva. No topo, o usuário encontra "Todas as categorias", na qual as empresas são agrupadas por afinidade, e "Meus favoritos", área dedicada a manter os contatos que você mais se relaciona ou são importantes. Para tornar uma companhia ou órgão publico seu favorito, marque a estrela, no lado direito do topo.

Na companhia ou órgão público escolhido, o menu mostrará os serviços disponíveis, além do site oficial, Twitter e Facebook. Alguns dos serviços são realizados apenas por telefone. Neste caso, basta clicar no coelhinho azul com o telefone. Ele irá executar a ligação usando a função que escolher: Skype, se estiver disponível, ou telefone convencional. 

Reprodução

Atuando em causa própria

Para Roberto Lazaro, idealizador do projeto, as pessoas concentram cada vez mais as suas funções diárias no smartphone e querem praticidade e agilidade.  "Abrir um chamado sobre falta de luz na AES Eletropaulo via SMS, por exemplo, demora cerca de 30 segundos, em vez dos três minutos via telefone", conta Lazaro.

Lazaro passou por um problema desse tipo quando precisou entrar em contato com uma empresa.  Entre "tecle 1, tecle 2..." e  confirmações de dados pessoais,  ele  levou muito tempo para conseguir o que queria.  A necessidade é a mãe das invenções.

O grupo aposta que as pessoas prorrogam o contato com as companhias prevendo o tempo que levará para concluir o atendimento. Com o Jumpy, você pode fazer contato sigiloso com diversos setores em poucos cliques, enquanto almoça ou está a caminho do trabalho.

A vantagem é mutua para consumidores e empresas. As empresas aprimoram os canais já disponíveis e nem sempre utilizados, como, por exemplo, avisar a companhia elétrica que faltou luz por SMS. Os consumidores atingem o objetivo e evitam o desgaste e o estresse.

Segundo Lisbeth Reimer, responsável pelas finanças e pelos novos negócios do grupo, pesquisas indicam que o consumidor não quer interação humana para questões triviais, como abrir um chamado em uma companhia de luz.

"Haverá uma redução do atendimento humano, mas não o fim", disse Reimer. "Esse tipo de contato será cada vez mais especializado". O consumidor quer escolher como e quando entrar em contato com empresas, as novas tecnologias garantem a eficiência dessa comunicação. 

O aplicativo está disponível apenas para o sistema Android. Neste semestre, o aplicativo deve chegar para iOS. Ainda não há data prevista para ser liberado para Windows Phone. 


 
 
Fonte: Uol

 
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