Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CASO DO BUSCADOR DA WIKIPÉDIA FORÇA SAÍDA DA DIRETORA DA WIKIMEDIA

26/02/2016

A comunidade em torno da Wikipédia não gostou de ter descoberto pela imprensa que a Wikimedia - entidade que controla a enciclopédia virtual - planejava lançar um buscador. Depois de enfrentar dias de ataques internos, a diretora-executiva da fundação, Lila Tretikov, decidiu dar ouvidos às reclamações e pediu para deixar o cargo.

Patricio Lorente, um dos membros do comitê administrativo da Wikimedia, divulgou uma carta informando que os membros aceitaram a saída de Lila. Ela entregará o cargo, assumido em 2014, no dia 31 de março, mas antes auxiliará na busca por um substituto.

A saída da executiva era vista como uma forma de recuperar a confiança da comunidade que mantém a Wikipédia funcionando, porque muitas dessas pessoas se incomodaram com a falta de transparência da Wikimedia em relação ao buscador.

Inicialmente chamado de “Wikimedia Knowledge Engine”, o produto, depois batizado como “Discovery”, não era visto como boa ideia por parte dos administradores e vinha perdendo força. Antes de ser totalmente descartado, entretanto, o assunto vazou, causando uma onda de revolta interna.

Dias depois de surgirem as notícias sobre o Discovery, foi publicada uma carta assinada por Lila na qual a fundação confirmava ter interesse em melhorar o sistema de buscas da Wikipédia, mas negava planos de construir um motor de buscas que pudesse bater de frente com o Google.

O problema é que um dos membros do time do Discovery, Max Semenik, disse à executiva que a carta não continha “toda a verdade”. “Seria muito mais fácil dizer que nós tínhamos grandes planos, mas eles foram descartados”, afirmou ele, segundo notas repercutidas pela Motherboard. “Há uma clara evidência de algo, mas nós ainda não reconhecemos. Não podemos negar isso.”

Os pedidos pela saída de Lila, então, se intensificaram. Até que a executiva resolveu sair.

 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar