Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

LG G5: ESTE SMARTPHONE DE METAL É COMO O PROTÓTIPO DE UM CELULAR DO FUTURO

22/02/2016

lg g5 (1)

Após semanas de especulação, o LG G5 foi apresentado oficialmente na Mobile World Congress. Esta é a quinta geração de smartphones carro-chefe da LG, e desta vez ele foi completamente reinventado: o G5 tem um corpo de alumínio, inclui um slot de expansão que nós nunca vimos em um celular antes, e suporta diversos acessórios que o fazem parecer mais como um brinquedo.

O G5 não inclui quaisquer dos principais elementos de design de seu antecessor, como botões de volume na traseira – a empresa estava realmente tentando fazer algo diferente. A série G nunca foi acusada de ser feia, mas sem dúvida fez algumas pessoas hesitarem quando viam smartphones de alumínio e vidro como o Samsung Galaxy S6 ou o iPhone.

lg g5 (13)

Agora, o G5 é como Slayer – puro metal. E embora o G5 pareça bonito envolto em todo esse alumínio, parece que a LG está correndo atrás de empresas como Samsung e Apple, que têm mais experiência em criar smartphones com estes materiais.

Eu passei cerca de uma hora com o G5, e minha impressão é que este é um belo esforço inicial. Apesar do corpo metálico, é possível trocar a bateria de 2.800 mAh, graças a um fundo removível na traseira. A LG acredita que o uso de metais não significa sacrificar a utilidade do hardware, nem dar ao seu smartphone uma data de validade, como o Galaxy S7 ou iPhone.

lg g5 (1)
Sem bateria fixa para arruinar a vida útil do telefone!

lg g5 (2)
Magic Slot exposto.

É esse mesmo truque de bateria, chamado de “Magic Slot”, que permite ao G5 fazer algumas coisas extras se aliado a outros gadgets.

Um deles é uma câmera que desliza na parte inferior, assim como o slot normal da bateria. Ela oferece zoom físico e controles de obturador junto a uma bateria extra (somada à bateria principal, são quase 4.000 mAh). Outro módulo inclui um DAC de áudio de alta definição, que poderia ser útil para audiófilos.

lg g5 (3)
O módulo de câmera da LG com controles físicos

lg g5 (6)
A bola robótica da LG para irritar o seu gato e para seu cão destruir

Muitos dos outros “recursos” são na verdade dispositivos autônomos, como uma câmera de 360 ​​graus (que se parece muito com a Ricoh Theta), um headset VR, e até mesmo uma bola controlada pelo smartphone para você assistir à sua casa ou perturbar seus animais de estimação em qualquer lugar do mundo.

Estes dispositivos extras são operados através de um aplicativo pré-carregado que se conecta automaticamente a um dispositivo quando ambos estão ligados. O aplicativo pode até baixar apps secundários para os dispositivos conectados. A ideia é criar uma conexão Bluetooth perfeita e sem complicações entre o smartphone e todo acessório que você possa ter. Cada dispositivo é vendido separadamente.

lg g5 (5)
Câmera de 360 ​​graus da LG que parece muito com uma Ricoh

lg g5 (4)
Headset de realidade virtual da LG, que se conecta ao celular via USB Type-C

Mas esse desejo de fazer algo diferente vem com alguns erros infelizes. O botão liga/desliga na traseira, que também é o sensor de impressão digital, não parece tão firme quanto deveria – um problema semelhante que vimos no LG V10 também.

Além disso, o “Magic Slot” não se alinha bem ao resto do aparelho. Você pode ver que as bordas não se alinham, e fazem o G5 parecer mais barato do que realmente é. Isto também aniquila qualquer esperança de que este aparelho seja à prova de água ou de poeira.

lg g5 (7)
A traseira e a Magic Slot não se alinham perfeitamente.

lg g5 (8)
Você precisa apertar este botão a fim de liberar o compartimento da bateria.

O G5 é equipado com o processador Snapdragon 820 e 4 GB de RAM, tornando-o bastante ágil aos seus comandos. São 32 GB de armazenamento interno expansíveis por microSD.

A LG também melhorou sua excelente câmera de 16 megapixels, adicionando um segundo sensor de 8 megapixels e uma lente de 135 graus. As poucas fotos que eu pude tirar eram incríveis, tinham ângulo aberto, e foram feitas costurando informações de ambos os sensores em tempo real. É bem legal!

No lado do software, a LG continuou a fazer algumas grandes melhorias. O menu de notificação do G5 está muito mais compacto e melhor concebido do que no G4. Os menus parecem mais limpos, e não havia um excesso de apps desnecessários (pelo menos no modelo que eu testei). A maior vantagem é que a LG não colocou uma segunda tela, tal como no LG V10. Em vez disso, ela incluiu notificações “always on” na tela de bloqueio, que gastam pouca energia e lembram o Moto Display.

lg g5 (12)

Mas a interface da LG ainda tem alguns defeitos. O maior deles é o fim da gaveta de apps: agora, cada aplicativo que você baixar ocupa a área de visualização na tela inicial, assim como no iOS. A LG diz que isso torna o smartphone mais limpo, mas eu acho exatamente o oposto.

Como este smartphone roda Android (é a versão 6.0 Marshmallow), você pode facilmente corrigir isso baixando outro launcher. Mas é estranho que a LG seja tão decisiva em manter um diferencial no hardware do Android (bateria removível), e ao mesmo tempo se livrar de algo tão característico do sistema.

lg g5 (9)
Da esquerda para a direita: rosa, cinza, prata e ouro.

O LG G5 parece ser o protótipo de um smartphone que todos nós usaremos daqui a alguns anos. Ele reúne hardware poderoso, uma câmera excelente e um design modular, mas fica aquém no visual. O G5 será lançado em quatro cores: rosa, cinza, prata e ouro.

A LG não menciona preços, mas diz que eles serão “premium”. Considerando o modelo do ano passado chegou ao Brasil por R$ 2.999, e o dólar só aumentou desde então, é bom preparar o bolso.

O LG G5 deve chegar ao Brasil em abril.

Especificações – LG G5

– OS: Android 6.0 Marshmallow com LG UX
– Processador: Snapdragon 820
– Tela: 5,3 polegadas, display LCD IPS, 2560×1440 pixels (554 PPI)
– RAM: 4 GB
– Armazenamento: 32GB + microSD de até 2TB
– Câmeras: traseiras de 16 megapixels (78 graus) + 8 megapixels (135 graus); câmera frontal de 8 MP
– Bateria: 2.800 mAh
– Dimensões: 149,4 x 73,9 x 7,7 mm
– Peso: 159 gramas
– Recursos extras: bateria removível, módulos adicionais, tela “always on”
– Nota: ouvi somente Slayer ao escrever este post.

lg g5 (11)lg g5 (10)lg g5 (14)





Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar