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APPLE VOLTA ATRÁS E LANÇA ATUALIZAÇÃO QUE CORRIGE ERRO 53, QUE MATAVA O IPHONE

19/02/2016

TOUCHID

No início do mês, descobriram que um tal erro 53 podia inutilizar o iPhone. Ele ocorria em aparelhos em que houve troca de peças relacionadas ao Touch ID. Após um monte de gente reclamar, a companhia anunciou a liberação de um patch para aparelhos que já estejam com a versão iOS 9.2.1 para “ressuscitar” os aparelhos — e isso não quer dizer que seu Touch ID volte a funcionar, caso tenha trocado alguma peça da região do botão.

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O problema, segundo a Apple, tem relação com um teste de segurança feito pelo sistema operacional. Ao notar uma peça que não fazia parte originalmente do telefone e com relação a um dispositivo de segurança (no caso o Touch ID, que libera transações e desbloqueio o smartphone), o telefone exibia este erro, que impossibilitava o uso normal do dispositivo. Explica a Apple:

Se o seu dispositivo iOS tem Touch ID, o iOS checa se o Touch ID bate com os outros componentes de seu aparelho durante o processo de atualização e restauração. Esta verificação mantém seu dispositivo e recursos do sistema relacionados ao iOS seguros.

Quando o iOS acha algum módulo não identificado ou inesperado no Touch ID, a verificação falha. Por exemplo: uma tela nova não original ou uma substituição problemática do display poderiam causar a falha nesta verificação.

Como a atualização é voltada para aparelhos que ficaram “brickados” ou quase inúteis, o processo deve ser todo feito via iTunes. O update vai restaurar dispositivos mortos, desativados pelo erro 53 e previnirá que iPhones que tiveram seus botões trocados em lojas não-autorizadas sejam prejudicados no futuro. Em nota enviada ao TechCrunch, a empresa pediu desculpas pelo incômodo causado:

Pedimos desculpas por qualquer inconveniência. O recurso foi pensado para ser um teste de fábrica, e não algo para afetar nossos consumidores. Clientes que pagaram por troca de peças fora de garantia em seus dispositivos baseado neste erro devem contatar o AppleCare para reembolso.

Para o processo de “ressuscitação”, a Apple recomenda que o usuário tenha a última versão do iTunes, conecte o dispositivo no computador e faça o processo de atualização ou restauração.

E o Touch ID? Como fica?

Ok, o telefone vai voltar a funcionar, mas o Touch ID dificilmente vai no caso de pessoas que tiveram peças alteradas que compõem o recurso. Olha o que a Apple disse ao TechCrunch sobre o assunto:

“…suas impressões digitais são armazenadas em uma chave segura. Ela consiste em um coprocessador que utiliza o processo de boot de segurança para se assegurar que não está danificado. Ela tem um ID único e secreto, que não é acessível pelo telefone ou pela Apple — é uma chave privada. O telefone gera chaves efêmeras para conversar com a chave de segurança. Elas apenas funcionam com a identificação única para encriptar ou desencriptar os dados no coprocessador.”

Como já explicamos, a manutenção do Touch ID por reparadores mal-intencionados ou com peças duvidosas pode fazer com que terceiros tenham acesso a seu telefone e dados armazenados. O recurso, é importante lembrar, está ligado a liberação de compras e ao acesso ao telefone — lógico, dependendo das configurações do usuário.

Após atualização, iPhone volta a funcionar, mas o Touch ID, não

Caso o Touch ID seja importante para você, a Apple recomenda que você busque uma loja autorizada para reparos. Agora, se você não liga muito, você ainda pode levar seu telefone para arrumar em qualquer assistência, pios ele não será prejudicado (mas ainda, sem o TouchID funcional).
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
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