De acordo com dados divulgados hoje pela Entertainment Software
Association (ESA, associação de software de entretenimento dos EUA), a
indústria de jogos do país teve uma receita total de US$ 23,5 bilhões ao
longo do ano passado. A Associação também é responsável por organizar a
E3, maior exposição anual da indústria.
O valor inclui a venda
de consoles, jogos para consoles e PCs, jogos para smartphone, ítens
comprados dentro de jogos e outros produtos digitais. Ele representa um
aumento de cerca de 5% com relação à receita total da indústria em 2014,
que foi de US$ 22,4 bilhões.
Além disso, segundo a ESA, as
vendas de conteúdo de software - que incluem mídias físicas, downloads
digitais, jogos para smartphone, assinaturas e conteúdo baixável pago -
gerou US$ 16,5 bilhões de receita. Trata-se de um aumento de 7% com
relação a 2014, quando esse setor gerou US$ 15,4 bilhões.
De acordo com o VentureBeat,
o resultado é um importante indicador da economia do país: ele sinaliza
que empreendedores e investidores que o setor de games pode render
muito dinheiro. Para 2016, o sucesso da indústria deve depender do
desempenho dos dispositivos de realidade virtual, nos quais empresas
como Sony, Valve e Facebook estão investindo pesadamente.
Fonte: Olhar Digital