Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VENDA DE INFORMÁTICA DESABA EM DEZEMBRO E REFLETE NO VAREJO NACIONAL

17/02/2016

O setor de Informática foi um dos grandes responsáveis pela queda registrada nas vendas do varejo em 2015. Tanto é assim que o IBGE revela que, em dezembro de 2015, o segmento de equipamentos de escritório, informática e comunicação registrou uma queda expressiva de 9,1% compensando, em dezembro, o ganho de 18,8% registrado no mês anterior. Com resultado negativo, o segmento registrou uma redução no volume de vendas de 1,7% no acumulado do ano de 2015.

De acordo com o estudo do IBGE, em dezembro do ano passado, as vendas no varejo recuaram 2,7% sobre o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais. Nesse mesmo confronto, a variação da receita nominal foi de -1,9%. om relação ao mesmo mês de 2014, a queda foi de 15,4%. Para o volume de vendas, a queda registrada em dezembro ocorre após dois meses seguidos com variações positivas nessa comparação, período que acumulou crescimento de 1,9%.

No segmento voltado à Informática, a queda expressiva registrada em dezembro reflete não só o quadro de redução de renda real e elevação dos juros, como também, especialmente para informática, um processo de migração dos computadores de mesa para equipamentos de maior portabilidade e custos mais baixos, tais como tablets e smartphones.

Na comparação com dezembro de 2014, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 11,0% em dezembro de 2015, reporta ainda o IBGE. Nesse confronto, as projeções variavam de retração de 8,60% a 13,80%, com mediana negativa de 12,00%.
 
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar