Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BASEADA NA AMD MANTLE E SUCEDENDO O OPENGL, VERSÃO 1.0 DA VULKAN RECEBE LANÇAMENTO COMPLETO

17/02/2016

O Khronos Group lançou de maneira completa a especificação 1.0 da Vulkan, a tão aguardada sucessora do OpenGL. A API é baseada na Mantle, que foi doada pela AMD na tentativa de fornecer uma fundação para o desenvolvimento de uma API de baixo nível que pudesse virar padrão em toda a indústria.

Ou seja, assim como o OpenGL, a Vulkan adapta-se a uma série de configurações de hardware para gráficos em dispositivos móveis, consoles e PC. A AMD já aproveitou e lançou o primeiro driver compatível com a versão final da API.

Enquanto isso, a Nvidia prepara drivers para GPUs Kepler e Maxwell, com a possibilidade de ainda trazer os drivers para a geração Fermi, dependendo de como o mercado receber a API. Em ambos os casos, estamos falando de drivers com suporte a Windows 7, 8.x e 10.

Mas um dos grandes pontos da Mantle é a compatibilidade com várias distribuições do Linux e com o Android. Nesse sentido, Nvidia, Intel e Imagination Technologies já entregaram drivers para Linux.

Só que o mais interessante deste lançamento é que ele foi, de fato, um lançamento completo. Isso porque também foram lançadas ferramentas e kits de desenvolvimento (SDKs). Isso inclui o SDK open source da LunarG para Windows e Linux, que ajuda os desenvolvedores a validar o seu código, inspecionar o que a API está fazendo e fazer debugs em geral. Um SDK para Android será providenciado pela Google em breve.

Em questão de jogos, assim como acontece com o DirectX 12, não há nada muito concreto. O que foi desenvolvido é um patch experimental para o game The Talos Principle, da Croteam. Claro que é apenas uma demonstração do conceito da API, e, até pelas características do jogo, não deverá haver grandes benefícios. Mas ao menos há um game onde é possível testar a Vulkan. O lado bom é que muito mais virá por aí, e em diversas plataformas.

Confira slides mais técnicos e explicativos sobre a Vulkan abaixo:

  

  
 
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar