Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APLICATIVO DA MICROSOFT DIZ COM QUAL RAÇA DE CACHORRO VOCÊ SE PARECE

12/02/2016


A Microsoft aproveitou sua tecnologia de reconhecimento de imagens para criar mais um recurso divertido. Desta vez, a empresa criou um aplicativo e uma página que permitem identificar a raça de um cachorro a partir de uma imagem.

A tecnologia usada é parte do Projeto Oxford, da Microsoft, voltado ao desenvolvimento de visão computacional. Ela foi aplicada para o reconhecimento de cães no site What Dog?, acessível neste link, e também no aplicativo Fetch!, disponível apenas para o iOS (o Windows Mobile ficou de fora, curiosamente). O app é resultado do projeto Microsoft Garage, que incentiva que seus funcionários criem produtos experimentais.

Quando o usuário usa uma foto de um cachorro no serviço, ele utiliza algoritmos para comparar a imagem e seu banco de dados para avaliar qual é a raça do cão da imagem. Nos nossos testes, a precisão foi bastante alta. Ele também dá as características mais comuns da linhagem, revelando se o animal costuma ser amigável, simpático, corajoso, inteligente ou teimoso, por exemplo.

Reprodução 

O problema foi quando resolvemos brincar e colocar uma foto de um gato no serviço e ele foi reconhecido como um spaniel anão continental da subdivisão Papillon. Ou seja: ele achou que o gato fosse um cão, quando a resposta certa seria uma negação. Normalmente, quando você usa uma foto de algo que não é um cachorro, o app diz que não se trata de um cão e identifica o objeto na imagem.


Reprodução 

No entanto, há outra faceta mais divertida do aplicativo. Enquanto o Fetch! tem como prioridade catalogar cachorros, ele também pode comparar fotos de humanos para encontrar a raça de cachorro que mais se assemelha às suas feições. É o “Fetch! Fun”, automaticamente ativado quando a ferramenta reconhece um rosto humano na fotografia.

A Microsoft também alerta, no entanto, que fotos diferentes, mesmo que retratem a mesma pessoa, terão resultados diferentes, dependendo do ângulo, da iluminação. Por exemplo: a foto no topo da notícia diz que Bill Gates é um Staffordshire Bull Terrier, enquanto esta outra diz ele é um Griffon de Bruxelas.

Reprodução 

Então, se você quiser fazer o teste com fotos de cachorro ou com fotos de gente, você pode acessar o site neste link, ou fazer o download do aplicativo para iOS neste link.
 
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar