Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE ENTRA EM GUERRA CONTRA SITES QUE EXIBEM BOTÕES FALSOS DE DOWNLOAD

05/02/2016

google-downloads

Você já passou por uma daquelas situações chatas de tentar baixar um arquivo em sites e não saber exatamente em qual botão clicar para o download começar? Se clicar no errado, é bem provável que seu computador fique infectado com algum malware. O Google quer acabar com isso.

Em seu blog de segurança, o Google anunciou que vai começar a bloquear automaticamente páginas com botões falsos de download no navegador Chrome. A medida faz parte do programa de navegação segura da empresa e a sua guerra contra a “engenharia social” de sites maliciosos. O Google descreve essa “engenharia social” como “táticas enganosas que tentam induzi-lo a fazer algo perigoso.”

Em novembro do ano passado, o Google caracterizou oficialmente o que considera engenharia social. Eis as características dessa prática nefasta, de acordo com a empresa:

– Fingir ser, ou parecer, uma entidade de confiança – como seu próprio dispositivo ou navegador, ou o próprio site.
– Tentar enganá-lo a fazer algo que você só faria com uma entidade de segurança – como compartilhar uma senha ou chamar suporte técnico.

Muitos sites por aí usam essas práticas para esconder botões falsos de download. O usuário acha que, ao clicar nele, vai dr início ao download desejado, mas, em vez disso, recebe algo diferente no lugar, como um malware. Em alguma parte do site está o botão de download real, mas é tão difícil perceber qual é o certo que muitas pessoas acabam tendo o computador infectado por causa disso.

Esse novo recurso – que entra em ação imediatamente no Chrome – vai avisar quando o site tentar enganar o usuário. Certamente vai ser bem útil e evitará muitas ligações de pais desesperados por terem infectado o computador quando tentavam baixar Paciência.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar