Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FALHA ANTIGA NO LINUX ESTARIA AFETANDO PCS, SERVIDORES E DISPOSITIVOS ANDROID

04/02/2016

A Trend Micro, empresa especializada em segurança de informação, alertou que uma falha no kernel do Linux pode estar afetando PCs, servidores Linux e dispositivos com Android KitKat 4.4 e superiores. Segundo os especialistas, o bug permite que cibercriminosos aumentem os privilégios de usuário local para o nível de administrador (root). Esta falha é antiga e existe desde 2012, e afeta as versões 3.8 e superiores do kernel do Linux. 

O bug no Linux ainda permite que usuários executem um código para extrair dados de segurança. A falha se encontra do local de keyring, lugar onde aplicativos armazenam informações criptografadas, chaves de autenticação e outros serviços que precisam de segurança.

A Trend Micro está investigando os dispositivos que podem ter sido afetados pela falha, e observou que ameaças de segurança no Linux têm aumentado durante os últimos anos. Como o Android é baseado no Linux, dispositivos móveis com esse sistema operacional se tornaram alvos mais fáceis para ciberataques.

"O maior problema do Android é sua desfragmentação (quando múltiplas versões do Android estão presentes e em uso), o que resulta em muitos usuários rodando versões desatualizadas do sistema operacional que podem estar cheias de vulnerabilidades e falhas de segurança", disse a empresa em comunicado.


Os usuários que utilizam versões mais antigas correm risco de possuir falhas não corrigidas. As recomendações da Trend Micro é que usuários Android e Linux utilizem os patchs mais recentes de seu sistema, mantendo-o sempre atualizado para prevenir vulnerabilidades de segurança. A empresa ainda difere sobre quais versões podem ou não ter sido afetadas pelo bug. Apesar das divergências, o comunicado da companhia afirma que "as distribuições Linux usando o kernel 3.10 ou superior estão vulneráveis, enquanto as restantes são consideradas apenas como “teoricamente” vulneráveis."
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar