Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PESQUISADORES JAPONESES ALCANÇAM TRANSMISSÃO SEM FIO DE 56GBPS

04/02/2016

Pesquisadores da Fujitsu e do Instituto de Tecnologia de Tóquio atingiram um recorde mundial de transmissão sem fio: impressionantes 56Gbps.

O teste foi realizado em laboratório e a transmissão aconteceu entre dois pontos separados por 10cm de distância mas é o primeiro passo para uma tecnologia que poderá revolucionar o alcance da telefonia celular.

O feito foi possível graças ao uso de frequências de onda milimétricas (mmWave) situadas na faixa 30-300GHz, com grande capacidade de transporte de informações. Até o momento, esse espectro era difícil de dominar devido à necessidade de se criar circuitos semicondutores especiais (CMOS) capazes de modular e desmodular o sinal sem perda de dados.

Os pesquisadores solucionaram a questão ao criarem circuitos CMOS que dividem o sinal em dois e os transmitindo em duas frequências diferentes antes de reunificá-los. Na prática, o método aumenta a capacidade da transmissão sem impactar a qualidade do sinal.

Os pesquisadores acreditam que já em 2020 a tecnologia poderá ser combinada com um amplificador potente para ser aplicada em torres de transmissão para celulares para aumentar o sinal astronomicamente, inclusive em áreas com alta demanda de consumo de dados.

 
 
 
Fonte: Codigo Fonte

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar