O AdBlock Fast, aplicativo criado para bloquear anúncios, que
funcionava com o apoio da Samsung no navegador dos aparelhos da empresa,
foi removido do Google Play. Aparentemente, o Google não gostou da
ascensão meteórica do app para o topo dos mais baixados da Play Store.
Segundo a Rocketship, empresa responsável pelo desenvolvimento do
aplicativo, o AdBlock Fast foi removido por violar o artigo 4.4 do
acordo de distribuição do Google Play, que diz que nenhum app ou plugin
pode “interferir” ou “quebrar” dispositivos, redes ou serviços de
terceiros. O Google reconhece ter excluído o app da loja, mas não fala o
motivo.
Apesar do bloqueio ao AdBlock Fast, já há dois outros apps similares
funcionando com o navegador da Samsung, como é o caso do Crystal (que
também existe no iOS) e o AdBlock Plus, que já é famoso. Como o Google
não se manifesta sobre o caso, é difícil saber se o AdBlock Fast fez
algo de especial para ser excluído ou se os outros simplesmente ainda
não foram notados pela empresa.
De qualquer forma, não é difícil entender o motivo de o Google não
gostar de AdBlocks. A empresa encerrou 2015 com um faturamento de US$ 75
bilhões, e a maioria esmagadora desse dinheiro veio de anúncios. Não é
surpresa que a empresa tente lutar contra o bloqueio de publicidade
online.
É também importante observar que a Samsung é a maior fabricante de
aparelhos Android do mundo e, consequentemente, parceira do Google. Ao
permitir e incentivar que desenvolvedores criem ad-blockers para seu
navegador, a empresa está indo diretamente contra os interesses
comerciais de um de seus principais aliados.