Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

OI REMODELA BACKBONE IP E IMPLANTA SUPERVIA CONECTADA A 100 GIGABITS

02/02/2016

A Oi implantou uma nova arquitetura no núcleo de sua rede de dados, com aumento da capacidade de acesso a conteúdo da internet, maior redundância para garantir a segurança no fornecimento do serviço e com redução de custos. O Backbone IP foi totalmente remodelado e passou a contar com uma supervia conectada a 100 gigabits por segundo (Inner Core), por onde circula 100% do tráfego da internet de todos os tipos de cliente.

Segundo informações da operadora, a criação de um Inner Core com alta velocidade e disponibilidade suportará o crescimento constante de tráfego IP, que na rede da Oi acontece à razão superior a 30% ao ano, bem como a evolução das aplicações faz com que o usuário final precise de mais banda para sua experiência de navegação. O vídeo, por exemplo, já representa uma parcela superior a 50% deste tráfego, com expectativa de maior crescimento. Além disso, as aplicações cada vez mais exigem alta disponibilidade da rede, necessitando uma arquitetura robusta com múltiplos caminhos para o tráfego de dados.

A nova arquitetura do núcleo de rede de dados da Oi foi implantada em paralelo com outro projeto de transformação da estrutura de serviços da operadora: a companhia ativou em novembro, a primeira rede do Brasil totalmente interligada com conexões de 100 gigabits por segundo, em uma extensão de 30 mil quilômetros no território nacional. O projeto se baseia no uso de equipamentos OTN (Optical Transport Network).

A rede OTN, além de aumentar a qualidade e a capacidade de transmissão de dados, foi desenhada para elevar a proteção do cliente de interrupções provocadas por acidentes e eventos externos. Até setembro de 2015, a velocidade média da banda larga fixa da companhia havia aumentado em 25% e o tráfego IP havia crescido 43% enquanto a taxa de congestionamento de banda larga registrou queda 17%, na comparação com o setembro de 2014, segundo dados divulgados pelo último balanço da companhia.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar