Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BANCOS APOSTAM EM CAIXAS ELETRÔNICOS QUE LIBERAM DINHEIRO USANDO O SMARTPHONE

29/01/2016

caixa eletronico e saque
 
 

O JPMorgan Chase, maior banco dos EUA, anunciou esta semana que vai instalar caixas eletrônicos que não precisam de cartão para funcionar: o cliente pode usar o smartphone para se identificar. E isso promete funcionar de forma mais simples que algumas tecnologias usadas atualmente no Brasil.

De acordo com a Associated Press, a primeira geração dos novos caixas eletrônicos permitirá inserir um código numérico criado pelo app do Chase, caso o cliente não use cartão.

Em atualizações futuras, as máquinas permitirão usar o NFC do smartphone para autenticação, da mesma forma que o Apple Pay e Samsung Pay.

banco do brasil saque movel

Nós temos algo semelhante em funcionamento no Brasil. Desde 2014, o Banco do Brasil oferece o “saque móvel”, que permite realizar saques sem cartão usando o app para smartphone.

No entanto, o processo é mais complicado. Você abre o app, seleciona a opção Mais > Saque móvel, toca em “Registrar nova intenção” e insere sua senha eletrônica de oito dígitos. Depois, você diz quanto quer sacar, e insere a senha do cartão.

Então, você vai até a agência, escolhe a opção “saque móvel” no caixa eletrônico, e abre o app novamente para fotografar o QR code que aparece na tela.
 
 

Fabricantes de caixas eletrônicos querem algo mais prático. Em 2013, a Itautec (hoje Oki Brasil) apresentou um caixa eletrônico com NFC, o Adattis Mobicash: ele permite fazer um saque pré-cadastrado através de um app no smartphone – basta aproximar o dispositivo, e o NFC cuidará de tudo. Para autenticar o saque, basta usar biometria (impressão digital ou leitura das veias das mãos).

A Oki apresentou há alguns meses uma versão atualizada desse caixa eletrônico, que também é compatível com smartwatches, e disse que ele estaria disponível em dois bancos nacionais ainda este ano.

Segundo o Mobile Time, “alguns bancos privados brasileiros já têm NFC embutido em parte de seus ATMs; e o Banco do Brasil está com uma licitação em curso para a compra de 10 mil caixas eletrônicos que possuam a tecnologia”.

biometria no bradesco

Alguns bancos foram ainda mais longe ao dispensar o cartão. Desde 2012, Bradesco e Itaú permitem fazer saque e consultar saldo usando apenas a biometria – você nem precisa de smartphone.

Basta ir ao caixa eletrônico, digitar sua agência e conta e colocar o dedo (ou o pulso) no leitor biométrico e sair com o dinheiro. Claro, por questões de segurança, o valor do saque é reduzido, e varia de cliente para cliente. (E você precisará de alguém na agência para abrir a porta, caso ela seja liberada apenas por cartão.)

Por que tantos bancos estão interessados em acabar com a necessidade de usar cartão? Como estamos cada vez mais conectados, há quem saia de casa com o smartphone e esqueça a carteira – um saque sem cartão pode ser um quebra-galho.

Tem mais: a tecnologia reduz as perdas com golpes de “chupa-cabra” em caixas eletrônicos, em que um aparelho lê os dados do cartão e uma microcâmera grava a senha numérica. Por isso, os bancos querem que o celular seja o cartão – e você seja a senha.

 
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar