O palco Empreendedorismo da Campus Party Brasil 2016 recebeu na tarde
desta quarta-feira, 27, uma conferência intitulada "Realidade virtual:
por onde eu começo?". Guilherme Campos, fundador e CEO da empresa de
comunicação Bittcorp VR, cravou: estamos diante da maior revolução em
termos de consumo de conteúdo desde o surgimento da televisão.
Campos admite ser um entusiasta da tecnologia de realidade virtual.
Publicitário de formação, ele já trabalhou em empresas como Mattel Inc.,
Globo e Legrand, além das agências Africa, FSB Comunicação, QG e
Tagcom. "Quando você vai ao cinema ou assiste uma novela, por exemplo,
seu cérebro trabalha para representar e conceituar o conteúdo. É um tipo
de realidade completamente diferente do que acontecerá no futuro",
disse.
Para o profissional, que atua desenvolvendo aplicações e propostas
comerciais para empresas usando realidade virtual, essa tecnologia será
muito em breve parte integrante do nosso dia a dia. "Será que é a mesma
coisa assistir Fórmula 1 na TV e assistir ´dentro´ do carro da Ferrari
ou da McLaren, por exemplo?", diz o especialista.
Segundo Campos, alternativas de baixo custo como Cardboard -
protótipo de óculos de realidade virtual de código aberto, feito a
partir de papelão pelo Google - provam que a tecnologia tem espaço para
se popularizar. E que, "ao contrário das TVs 3D", de acordo com ele,
aparelhos como o Oculus Rift e o Samsung Gear VR não se tornarão
obsoletos com o teste do tempo.