Samsung e LG estão investindo em uma nova categoria de monitores. As
duas coreanas estão trabalhando em monitores “ultra-ultra-wide”, com um
novo formato que faz com que os monitores fiquem mais largos do que o
ultra-wide que já conhecemos atualmente, com a proporção 21:9.
Das duas, a Samsung é a que está ultrapassando os limites com mais
firmeza. A empresa prepara duas telas, uma de 41 polegadas e outra de
49, ambas no formato 32:9, que é, basicamente, como alinhar dois
monitores comuns de 16:9 um ao lado do outro.
A impressão é que a empresa está mirando quem tem o hábito ou a
necessidade de trabalhar com dois monitores, que normalmente confere ao
usuário uma maior liberdade no gerenciamento de janelas no desktop.
Também seria um substituto útil para quem tem o hábito de jogar com mais
de uma tela, já que não haveria as bordas que separam um monitor do
outro atrapalhando o jogo.
A empresa, no entanto, não fala exatamente qual é a resolução deste
monitor esticado, usando apenas um termo vago. A Samsung diz que o
painel terá resolução “FHD+”, que pouco quer dizer em termos práticos. A
única certeza é que ela fica acima da resolução 1080p (Full HD) e
abaixo do 2160p (Ultra HD ou 4K).
Já a LG Display, a parte da LG que cuida exclusivamente de telas,
está fazendo algo mais dentro da realidade dos dias atuais. A empresa
trabalha em um painel de 37,5 polegadas com uma resolução 3840x1600, que
faz com que a proporção seja de 2,4:1. Isso fica bem próximo do formato
Ultra Wide que conhecemos atualmente, com a proporção de 21:9.
Esta proporção peculiar de tela é um pouco mais adequada ao conteúdo
distribuído em Blu-Ray que usa exatamente esta proporção de 2,4:1. A
aposta do TFTCentral, que obteve estas informações, é que a LG está
preparando este display já pensando em vinculá-lo aos Blu-Rays em 4K.
Vale observar, no entanto, que estas telas ainda estão em
desenvolvimento, e ainda não são produtos finais. Tanto no caso da LG
quanto da Samsung, são as divisões de displays que estão trabalhando no
tema. As duas fornecem painéis para diversos fabricantes de eletrônicos,
incluindo, sim, as divisões de produtos para consumo da LG e da
Samsung.
Fonte: Olhar Digital