Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GANGUE DO BOLETO: PROCON RJ ENTRA COM AÇÃO CONTRA BANCOS

26/01/2016

O Procon do Rio de Janeiro entrou nesta segunda-feira, 25/01, com uma ação civil pública com pedido de liminar, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), para que os bancos Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil devolvam aos clientes o dinheiro que for pago por meio de boletos fraudados.

Com a adulteração do documento, as quantias não estão indo para quem tem direito a recebê-las, mas para contas de terceiros. Na avaliação do Procon-RJ, as instituições financeiras estão fugindo da sua responsabilidade quanto à devolução destes valores.

Além disso, a autarquia destacou que a falta de segurança dos canais eletrônicos dos bancos vem causando problemas para os consumidores, já que os golpistas estão atuando e adulterando inúmeros boletos. A ação do Procon Estadual pede para que os bancos devolvam o dinheiro ao consumidor em até 24 horas, contadas a partir do momento em que o cliente comunica ao problema, desde que a fraude seja comprovada.

Caso esse prazo não seja cumprido, o Procon solicita que a Justiça aplique nos bancos uma multa diária de R$ 50 mil. O boleto é a segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil, ficando atrás, apenas, dos cartões de crédito. As informações são da E-bit,consultoria de comércio eletrônico. Em 2014, segundo dados de empresas de segurança, os hackers teriam gerado 496 mil boletos fraudulentos e arrecadado cerca de R$ 8,5 bilhões de reais.

 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar