Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

JEDEC ANUNCIA PADRÃO DE MEMÓRIAS PARA PLACAS DE VÍDEO GDDR5X, COM VELOCIDADES ATÉ 12GBPS

25/01/2016


O JEDEC* anunciou ontem um novo padrão de memórias acessadas pela GPU que promete incrementos não só na velocidade, mas também na densidade das configurações da memória. Trata-se do GDDR5X, que será usado na próxima geração de placas de vídeo que não optarem pelas HBM2.

Como mostra a imagem acima, o GDDR5X tem um novo modo de ultra velocidade que alcança taxas de dados até duas vezes mais rápidas do que o padrão anterior, o GDDR5, indo para uma média entre 10 e 12Gbps, mas ainda suportando modos de velocidades menores, já existentes. O JEDEC tem planos de alcançar taxas de até 16Gbps "a longo prazo".

Mesmo com uma nova arquitetura de 16n, o conselho decidiu adotar um nome ainda parecido com o padrão anterior, em vez de anunciar uma nova geração "GDDR6". Isso acontece porque as características gerais do GDDR5X não vão exigir mudanças drásticas no design de futuras placas de vídeo para que ele possa ser implementado, sendo de fácil adoção para as fabricantes. Como destacam os próprios documentos do JEDEC, trata-se de "uma extensão de um padrão SGRAM bem estabelecido e muito bem sucedido, não um novo padrão".

O GDDR5 começou a ser usado em 2008, então não é de se admirar que tenhamos pelo menos uma atualização do padrão a essa altura. O AnandTech preparou a tabela abaixo para fazer uma breve comparação do padrão anunciado ontem com placas de vídeo já existentes:

As imagens abaixo foram retiradas do documento de anúncio e oficialização do GDDR5X, trazendo mais alguns detalhes técnicos sobre a atualização do padrão de SGRAM. 

*O JEDEC é o Joint Electron Device Engineering Council, um conselho estabelecido para o desenvolvimento e definição de padrões na área de semicondutores e eletrônico. Dele participam e assinaram o documento para a definição do GDDR5X grandes fabricantes de DRAM, como a Samsung, a Micron e a SK. Hynix.

 
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar