Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AMD VAI LANÇAR OS PRIMEIROS PROCESSADORES ZEN NO FINAL DE 2016

21/01/2016

Pessoal ansioso pela nova arquitetura de processadores da AMD vai precisar esperar. As CPUs baseadas na Zen só vão chegar ao mercado ao final desse ano. A informação foi divulgada pela CEO da empresa, Lisa Su, que afirmou que os processadores baseados em Summit Ridge deverão ser competitivos com o que a Intel terá disponível.

O Summit Ridge é a plataforma que será utilizada para os processadores de alto desempenho sem gráficos integrados, um equivalente aos atuais FX, com processadores em 14nm FinFET com até oito núcleos. Com a nova litografia e arquitetura, a AMD vem prometendo um salto de 40% no número de instruções por ciclo dos processadores, o que significa que indica que eles possivelmente terão muito mais performance e eficiência energética que os modelos atuais.

As APUs, processadores da AMD que combinam núcleos de processamento com gráficos integrados, devem dar as caras com a arquitetura Zen apenas em 2017, quando também devem ser lançados os modelos para servidores baseados na nova arquitetura da empresa. As APUs serão baseadas em "Bristol Bridge" e utilizarão o mesmo soquete AM4 que os modelos FX da "Summit Bridge", o que signficia que o consumidor poderá migrar de uma APU para um FX, e vice e versa, sem necessidade de trocar de placa-mãe. Além da nova litografia, a nova arquitetura Zen chegará introduzindo a tecnologia de memórias DDR4 aos produtos da AMD.

A mudança mais notável na arquitetura é que, de acordo com a AMD, esse processador está sendo pensado "do zero", sendo que os engenheiros tiveram liberdade para pensar o projeto. Por conta dessa guinada, não serão mais utilizados conceitos em uso desde o Bulldozer, como compartilhamento de recursos entre dois núcleos de processamento, os "módulos Bulldozer".
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar