O Tinder é um aplicativo relativamente fácil de usar, mas há mais
coisas do que deslizar fotos para a direita ou para a esquerda de acordo
com o seu interesse na pessoa. Cada usuário do app de encontros tem uma
nota secreta que diz o quanto você é (ou não) desejado.
Em um longo perfil sobre a empresa por trás do aplicativo de relacionamentos e seu CEO, a revista Fast Company revelou que o Tinder possui uma “pontuação Elo”, nome tirado do sistema de classificação de enxadristas.
A “pontuação Elo” do app mede a “desirability”, isto é, o quanto você é
desejado no app. Segundo a reportagem, a pontuação faz com que o app
mostre para você pessoas com números parecidos — se você só está vendo
gente feia, temos más notícias.
Brincadeiras à parte, a “desejabilidade” não tem a ver apenas com o
quanto você é atraente. Os executivos do Tinder não revelam tudo que
influencia na pontuação, mas garantem que não é apenas o número de
pessoas que curtiram seu perfil — informações, descrição, quantos
matches. O CEO do Tinder, Sean Rad, disse ao repórter da Fast Company
que foram dois meses e meio de trabalho para desenvolver o algoritmo por
causa do grande número de fatores envolvidos.
Mesmo assim, o número de gente curtindo seu perfil tem, sim, um peso
grande na pontuação. Como explica Chris Dumler, analista de dados da
empresa:
“Cada vez que você passa uma pessoa para a direita e
outra para a esquerda, você fundamentalmente está dizendo ‘Esta pessoa é
mais desejável que a outra.’ (…) Pode ser pela beleza, ou pode ser por
um perfil muito bom.”
O engenheiro de dados Tor Solli-Nowlan reforça que a pontuação não representa o quanto você é atraente:
“As pessoas são muito discrepantes, mesmo em relação às
fotografias: algumas gostam de barba, outras não. A mesma coisa vale
para tatuagens, fotos com animais de estimação ou crianças, muitas fotos
ao ar livre, fotos com tigres.”