Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APPLE PAGA MAIS DE UM BILHÃO DE REAIS PARA SE LIVRAR DE PROCESSO NA ITÁLIA

31/12/2015

A Apple acaba de pagar uma multa equivalente a 1.387 bilhão de reais à Justiça italiana para se livrar de um processo de evasão fiscal no país.

Segundo investigações promovidas pela Receita, a Apple deveria ter pago 880 milhões de euros (quase 4 bilhões de reais) de impostos corporativos entre 2008 e 2013, mas teria pago somente 30 milhões de euros aos cofres públicos.

A Apple teria contornado a taxação ao camuflar números de vendas realizadas na Itália e computado os valores através de sua filial na Irlanda. As operações da empresa na União Europeia são controladas a partir de Irlanda, mas o país possui as taxas mais baixas do continente. Enquanto a Itália cobraria 27,5% de impostos sobre as operações da Apple, o valor cai para 12,5% de acordo com a legislação irlandesa.
 

A manobra fiscal é conhecida e praticada por muitas empresas que atuam dentro da União Europeia, mas a Receita italiana não se convenceu da legalidade e sustenta que a Apple está realizando evasão fiscal. O governo da Irlanda pretende fechar o buraco na sua legislação que permite o esquema, mas o processo ainda deve demorar vários anos para ser concluído.

Apesar da multa bilionária, a Justiça italiana sustenta que seguirá investigando as operações da Apple no país e seus gerentes locais. Entretanto, o acordo deve “gerar um impacto positivo na decisão final”, segundo uma fonte consultada pela agência de notícias Reuters.

 
 
 
Fonte: Codigo Fonte

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar