Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RECIFE APRESENTAM PRIMEIRO ROBÔ HUMANÓIDE

23/12/2015

Foto: Divulgação.

O primeiro protótipo de robô humanoide produzido por alunos e professores da rede municipal de ensino do Recife foi apresentado nessa segunda (21). Os estudantes, que há mais de um ano e meio têm contato com os robôs humanoides usados no Programa Robótica na Escola, tiveram a oportunidade de confeccionar o próprio robô, em parceria com as universidades e instituições como o Porto Digital.
 
O protótipo foi apresentado ao público durante a Mostra Humanoide Recife e o Seminário de Estudos em Novas Tecnologias na Educação (Semente). “Se este projeto der certo, futuramente não precisaremos mais comprar os robôs humanoides que utilizamos no Programa Robótica na Escola, os NAOs. Nossos próprios alunos de Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) terão condições de montar e programar seus próprios robôs. As aulas de robótica são uma prova do quanto os alunos aprendem muito mais na prática, quando aplicam, e não só lendo teorias”, disse o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, em comunicado por e-mail.
robo2
A pesquisa que antecedeu a montagem do protótipo começou em abril e envolveu mais de cem alunos, além da parceria com as universidades de Pernambuco (UPE), Federal (UFPE), Federal Rural (UFRPE) e Católica (Unicap), além do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Porto Digital, Cesar, FabLab e CRC Marista. “É um projeto feito a várias mãos, que nos permitiu fazer peças nas impressoras 3D do Porto Digital, por exemplo. Hoje o robô está estruturado. O próximo passo é começar a desenvolver o sistema operacional para dar vida ao robô. A inteligência e a criatividade da garotada é que vão fazer esse robô se mexer, através da programação”, explica o professor Jadson Amorim, um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola.

A ideia é que o robô desempenhe funções já realizadas pelo NAO, um dos mais populares dessa categoria no mundo, como andar, dançar e falar. A primeira etapa do desenvolvido será a estabilização. Em seguida os alunos irão programá-lo para realizar outras atividades.

Mostra Humanoide
 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar