Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MAS, AFINAL, COMO A BANDA LARGA FIBRA ÓPTICA CHEGA ATÉ VOCÊ?

23/12/2015

Imagine fazer downloads extremamente rápidos. Imagine o tempo de espera para finalmente estrear um jogo online ser reduzido ao mínimo. Pois essa realidade é parcialmente verdadeira. Estamos falando da tecnologia de fibra óptica.

Para entender as entranhas desta tecnologia, pense em um imenso túnel que ligue os dois extremos do Brasil. Sua superfície interna é revestida por um espelho de vidro totalmente puro, de modo que a luz pode atravessá-lo com a maior nitidez possível e em qualquer ponto. Agora, imagine que você está olhando em uma das pontas do túnel e, do outro lado do país, alguém liga uma lanterna. Como o túnel é revestido por um espelho perfeito, a luz da lanterna refletirá na superfície e você a verá na outra ponta. Se a pessoa passar a acender e a apagar a luz, vocês podem até se comunicar. Essa é a essência do cabo de fibra óptica.

Metáforas à parte, o cabo de fibra óptica é uma espécie de fio de vidro mais fino que um fio de cabelo, composto por diversas camadas e com vários diâmetros em seu núcleo. Dentro dele emitimos uma luz pulsada que, devido às características de refração do vidro, é transportada de uma ponta à outra. É por meio dessa luz pulsada que todos os dados são enviados.

Pois bem, a capacidade de transmissão de dados da fibra óptica é maior do que a dos fios de cobres comuns. Mas quão mais rápida? Hoje, uma conexão banda larga de alta velocidade chega a atingir cerca de 10 Mbps, o que permite downloads a quase 1,25 MB/s. Já os padrões da fibra óptica apontam uma velocidade de 10 Gbps, o que resulta em downloads de 1.250 MB/s.

Vantagens além da velocidade

Esse sistema vai muito além de transmitir bilhões de bits de dados por segundo ou levar vários sinais ao longo de uma mesma fibra. A fibra óptica é imune às interferências eletromagnéticas, o que torna o sinal mais estável (já que não existem mais obstáculos para os dados chegarem até a sua casa). Ela também tem dimensões reduzidas e sofre menor deterioração, pois o vidro demora muito mais tempo para ser modificado pela natureza em comparação aos fios de cobre.

Além disso, ela já está disponível, abrindo para você as portas de um mundo em que a internet não enfrenta lentidão.
 
 
 
Fonte: Gizmodo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar