No Brasil, a biometria facial começou a ser
utilizada há três anos, sendo essa uma funcionalidade que evitas que
fraudes aconteçam em transportes públicos caso a pessoa não seja
beneficiária de algum tipo de desconto para a viagem.
Essa tecnologia traz um software de reconhecimento facial que
calcula as medidas do rosto da pessoa e compara com a imagem registrada
no chip do cartão. O objetivo, é claro, é evitar fraudadores que
utilizem o bilhete de outra pessoa.
Uma das primeiras cidades a testar esse reconhecimento facial em
ônibus foi Caruaru (PE), pois o uso indevido dos cartões de transporte
comprometiam cerca de metade da renda das empresa. Algumas outras
cidades que já adotaram esse sistema foram Florianópolis (SC), Fortaleza
(CE) e Vitória (ES).
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Este ano, o sistema de biometria facial começou a ser adotado em
diversas cidades brasileiras, como em Ribeirão Preto (SP) e Manaus (AM).
Na capital do Amazonas, certa de 2.500 cartões foram bloqueados só no
primeiro dia por causa de fraudes. Além disso, ainda neste mês, o
governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, sancionou uma lei que
irá obrigar os ônibus intermunicipais do RJ a terem câmeras para
reconhecimento facial.
"Desde o dia 6 de dezembro, ônibus de São Paulo vêm usando
câmeras para identificar quem usa o bilhete único para idosos e
portadores de deficiência. Antes, o cobrador precisava autorizar o
processo usando outro cartão, e o passageiro tinha que passar seu
bilhete único mais um vez para liberar a catraca. Agora, basta olhar
para a câmera."
Como funciona: O usuário aproxima o cartão do leitor, e em cima
dele haverá uma câmera. Ela vai verificar se a pessoa realmente é dona
do cartão e depois abrir a catraca. Caso a pessoa não seja a portadora
do cartão, a catraca vai abrir, mas o usuário perderá o benefício em até
sete dias, podendo ficar 60 dias sem o desconto.
Fonte: Adrenaline