Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SAIBA COMO RECUPERAR FOTOS APAGADAS DO ANDROID

15/12/2015

Não raramente nos deparamos com a necessidade de apagar um arquivo ou foto do smartphone: seja por segurança, para liberar espaço interno ou mesmo por acidente. Mas o que fazer quando nos arrependemos da decisão e queremos trazer de volta aqueles dados?

Ao contrário de um computador desktop com Windows, por exemplo, o Android não vem com uma pasta chamada "Lixeira" onde os arquivos deletados ficam armazenados e podem ser recuperados. Contudo, existem maneiras de fazer aquele material perdido voltar à "vida" no sistema operacional do Google.

O caminho mais simples, naturalmente, é o da prevenção. Manter uma cópia de segurança das fotos é sempre importante, e isso o Google Fotos já faz em qualquer aparelho Android. Toda imagem que circula pela memória interna ou pelo microSD é copiada para a nuvem do Google automaticamente em aparelhos com o aplicativo instalado.

É possível também gerenciar o backup manualmente, escolhendo quais fotos salvar e em que momento, por exemplo. Mas se a imagem que você quer recuperar não chegou a passar pela rede do Google, há outros aplicativos que vasculham as profundezas do Android para trazê-la de volta.

Um desses apps é o Dumpster. Com ele instalado gratuitamente em seu smartphone, é possível “reciclar” os arquivos apagados, sem a necessidade de fazer um root no celular - isto é, desbloquear áreas do sistema atribuídas a um administrador. O aplicativo também permite ao usuário visualizar as imagens antes de trazê-las definitivamente de volta, e não exige conexão com a internet.

Outro programa que faz o mesmo trabalho é o Dr. Fone, desenvolvido pela Wondershare. Além de recuperar arquivos apagados com as mais diversas extensões, o app pode ainda restaurá-los diretamente para o seu serviço de backup na nuvem, como o Google Drive ou o Dropbox. Se nenhum dos anteriores trouxer resultados, você também pode experimentar o DiskDigger.

Contudo, é possível que esses aplicativos não encontrem as fotos que você está procurando. Um outro caminho que pode trazer bons (ou melhores) resultados é o de usar um software para computadores, como o Kvisoft Data Recovery. Para isso, é preciso ligar o smartphone ao PC por um cabo USB.

O próprio Dr. Fone, da Wondershare, pode também ser baixado para desktop. Com o celular conectado ao PC, o software faz uma análise completa das pastas de sistema do Android em busca de imagens há muito tempo perdidas. Basta selecionar quais você quer recuperar e acessá-las normalmente depois disso no seu smartphone.

Todas essas opções procuram fotos apagadas tanto no espaço interno de armazenamento do celular quanto na unidade microSD inserida nele. Mas se você quer vasculhar apenas o cartão de memória, pode usar o PhotoRec, um programa feito especificamente para recuperar fotos apagadas de estações de armazenamento extra.

Para usá-lo, porém, é preciso conectar o microSD diretamente ao PC, sem o smartphone. Certifique-se, portanto, de que seu computador ou notebook possui entrada para cartão de memória e, se sim, talvez você precise adquirir um adaptador.

No mundo digital, assim como na natureza, quase nada se perde definitivamente. Portanto, ferramentas não faltam para recuperar arquivos dos mais diversos tipos que, por acaso, não estão mais ao seu alcance.

 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar